A Câmara de Vereadores de Iraí realizou, na última segunda-feira, 24, a primeira Sessão Especial do Parlamento da Pessoa Idosa. Na ocasião, os integrantes do Parlamento do Idoso prestaram juramento e foram empossados pelo presidente da Câmara, o vereador Gilson Conzatti.
O Parlamento da Pessoa Idosa foi formado por Antonio Juraci da Silva, Avelino da Silva, Celso Fernandes Carvalho, Dorilde Postal Larentis, Ivaldir Tonial, Julio Cesar Souza da Silva, Mario Antonio Coelho da Silva, Nereu Francisco Negrello e Rosangela Paula de Lima.
De acordo com o presidente da Câmara, a finalidade do ato foi possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo Legislativo por meio da participação em jornada parlamentar. “Nosso objetivo foi dar voz aos idosos e ouvir as manifestações de cada um”, destacou Conzatti.
No expediente do dia, foram apresentadas algumas indicações, como a do vereador Julio César, que indicou ao Executivo uma atenção nos equipamentos de ginástica localizados no calçadão, onde solicitou para que sejam feitos reparos nos aparelhos e se possível a aquisição de novos aparelhos. Outra indicação é para que a administração municipal contrate um profissional de educação física para que possa atender as pessoas e em especial ao público idoso. Já o vereador Avelino da Silva solicitou ao Executivo para que seja feita uma reforma no parque infantil da Escola Municipal Infantil da comunidade indígena Kaingang aeroporto. O vereador Nereu Negrello, pensando em uma melhor qualidade de vida da população, indicou ao Executivo para que a prefeitura, por meio das secretarias responsáveis, faça um levantamento dos problemas de saúde existentes nas pessoas no município e com isso a administração busque fazer uma parceria com médicos da área para que seja realizado um tratamento preventivo e mais adequado às pessoas necessitadas do serviço. Outra indicação de Nereu foi para que seja feito um calçamento com pedras irregulares na comunidade de Sanga Escondida.
As proposições indicadas durante a sessão irão para a pauta do Legislativo na próxima sessão ordinária e serão apresentadas pela mesa-diretora, que fará o encaminhamento ao Poder Executivo.