Publicidade
Eleições 2022
O que preciso saber antes de votar?
Horário, local e documentos necessários para votação podem ser acessados no portal do TSE
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: sábado, 01 de outubro de 2022 às 17:10h
Atualizado em: sábado, 01 de outubro de 2022 às 17:12h

O ato mais importante da democracia acontece neste domingo, 2, em todo o país. Mais de 156 milhões de eleitores escolherão seus representantes para os cargos de deputado federal, estadual, senador, governador e presidente. Algumas dúvidas sobre o horário e local de votação e quais os documentos necessários para a realização do voto podem surgir. Nossa equipe de redação compilou estas informações nesta matéria. Confira. 

Publicidade

Horário
Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8 horas às 17 horas no horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Onde votar
O TSE recomenda que o eleitor confira a sua seção de votação ainda hoje, para não ir ao local errado. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Portal do TSE ou pelo Tira-Dúvidas do Tribunal no WhatsApp. Para realizar a consulta no e-Título, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, a zona e o respectivo endereço. Já para fazer a consulta no Portal do TSE, é necessário inserir alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento, no item “Onde Votar” do Autoatendimento do Eleitor.

Documentos
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Como justificar o voto
A justificativa feita no dia da eleição precisa ocorrer no horário da votação e pode ser solicitada por meio do aplicativo e-Título, ou, excepcionalmente, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos locais de votação. O formulário pode ser baixado inclusive no site do TSE. Caso o eleitor não consiga justificar o voto no dia da eleição, ainda é possível justificar em até 60 dias após cada turno da votação.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai