O CTG Tropeiro das Missões, em parceria com a Administração de Boa Vista das Missões, realizou no último fim de semana, o 22º Rodeio Crioulo. A programação iniciou nesta sexta-feira, 23, e encerrou no domingo, 25.
Na sexta-feira, aconteceu a 1ª Mostra da Terneira (com premiação) e 1ª Mostra de Ovinos; atividades culturais com as escolas do município e início das provas campeiras Esquenta Braço; almoço; prova de laço individual; show com Xirú Missioneiro e Quarteto Chão Colorado. No sábado, foi realizada a abertura oficial do rodeio, e logo após os laçadores seguiram com as disputas das provas de laço.
Durante o evento de abertura, além dos tradicionalista e comunidade em geral, estiveram presentes o prefeito de Boa Vista das Missões, Rudilberto Soares Landsfeldt; a primeira-dama Marcia Rigon; o vice-prefeito Paulo Franco da Rosa e sua esposa, Claudiana Casarin; o coordenador da 17ª Região Tradicionalista, Evandro Martins; o patrão do CTG Tropeiro das Missões, João Maria de Bem e sua esposa Zaira Nunes; o coordenador-geral do evento, Daltro Zanon; o presidente do Poder Legislativo, Eder Lucas Bueno Santos; a vereadora Rosane Maria Savaris; a vereadora Scheila Catiucia Fagundes Cassineli; a vereadora Lania Rossetto de Bem; o vereador Arilson da Costa Marasca; o vereador Valdenor Pinto Nunes; o vereador Pedro da Rocha Santos; o vereador Daniel Dornelles Bueno; o vereador Celso Duarte Silveira; a secretária da Administração, Eliane Soares Landsfeldt; a secretária da Educação Gesseca Camara Lubcheski; a secretária de Saúde, Valdete de Fátima Lima Rocha; o secretário de Obras, João Pedro Brizolla Dorneles; o secretário da Agricultura, Sergio Rocha Landesfeldt; o secretário de Urbanismo, Neimar da Silva Machado; o secretário de Infraestrutura e logística Michael Antunes Moreira; a secretária da Indústria e Comércio, Leandra dos Santos Bueno; o presidente da Amzop e prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso; e representantes da Cresol Raiz e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.
Em sua fala, o prefeito de Boa Vista das Missões, Rudilberto Soares Landesfeldt, agradeceu a presença de todas as autoridades e demais público que esteve presente durante o ato de abertura. Ainda, enfatizou a importância do Rodeio Crioulo para o município e região. Ainda no sábado, aconteceu a oração da Ave-Maria e homenagem póstuma, além de gineteada; concurso gastronômico dos acampamentos; apresentação das invernadas artísticas do CTG Tropeiro das Missões; show com Lincon Ramos; e fandango com grupo Oh de Casa. Encerrando a programação, no domingo, 24, aconteceu a recuperação de armadas e a quarta volta do laço quarteto, e demais provas campeiras; sequência da 1ª Mostra da Terneira e Ovinos; missa crioula; almoço; vaca parada no galpão do CTG Tropeiro das Missões; entrega dos troféus aos ganhadores da mostra da terneira e concurso culinário.
Segundo o coordenador-geral do evento, Daltro Zanon, ao todo, foram 94 equipes que participaram das provas de laço na modalidade quarteto, mais de 400 laçadores entre todas as modalidades, e um público estimado de aproximadamente 4,5 mil pessoas. “Só temos que agradecer a todos que nos prestigiaram em todas as atividades. Fizemos um evento de retomada após a pandemia pensando nesse reencontro tradicionalista, e o nosso objetivo foi alcançado. Nosso agradecimento especial a todas as pessoas envolvidas no evento, as mais de 60 empresas patrocinadoras e aos promotores, que são a Prefeitura de Boa Vista das Missões, Câmara de Vereadores e CTG Tropeiro das Missões”, frisa Zanon.
Vencedores do concurso culinário
Prato salgado: galeto na brasa, da Barraca da Dona Nica.
Prato doce: ambrosia, com o primeiro lugar para a Barraca Rancho Xucro e o segundo lugar com a Barraca Nunes.