O salão nobre da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW) sediou ontem, 23, o evento No Tom da Conversa, que teve como convidado especial o deputado federal, ex-ministro e candidato ao comando do Piratini pelo PL, Onyx Lorenzoni. O encontro faz parte da série de conversas que a AEFW tem realizado com os candidatos ao governo do Estado e tem como objetivo ouvir suas propostas para a região e o Estado, e entregar, a cada um deles, um documento que concentra as principais demandas regionais.
O evento contou com a presença do ex-ministro e mais de 90 pessoas, entre elas o presidente da Amzop e prefeito de FW, José Alberto Panosso (MDB), e demais lideranças de partidos e autoridades regionais. De acordo com a presidente da AEFW, Patrícia Cerutti, a entidade estará aberta a todos os candidatos ao governo gaúcho que visitarem a região e reservarem agenda para este diálogo com os empreendedores de Frederico Westphalen.
Propostas para o Estado
Onyx Lorenzoni é deputado federal e foi Ministro do Trabalho e Previdência na gestão de Bolsonaro. Entre suas principais propostas apresentadas para o governo estadual e referências no evento, realizado na AEFW, o candidato destacou a segurança pública, com o desejo de tornar o RS um lugar bom de se viver para pessoas de bem e, neste mesmo tema, reiterou o fortalecimento e valorização da Polícia Militar e Civil. “Vamos ter em quatro anos a melhor polícia do Brasil”, destacou. Lorenzoni ressaltou a importância de um novo plano de logística para o Estado e reforçou que, caso eleito, deseja viajar pelo Rio Grande do Sul ouvindo demandas e trabalhando junto com a comunidade. Na área da educação, frisou a importância em dar subsídios e oportunidades para que os alunos possam desenvolver suas habilidades nas escolas e que estas possam fortalecer parcerias com sistemas como o Sesc, Senai, Sebrae e prepará-los para o mercado de trabalho. Além disso, destacou a importância da valorização do magistério e que deseja investir na popularização e implantação de escolas cívico-militares no RS. Na área da saúde, o candidato explanou sobre o deslocamento de cidadãos a grandes centros devido à falta de especialidades na região. Acerca do tema, o candidato propôs a construção de clínicas de especialidades em todo o Estado com o intuito de diminuir o tempo de espera nos atendimentos.
Solicitações para o desenvolvimento da região
O documento que conta com as principais demandas estratégicas da região foi entregue a Lorenzoni. O documento é um resumo do Plano de Desenvolvimento Regional e foi construído de forma coletiva sob a liderança do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau). As demandas foram recolhidas e organizadas em seminários realizados nos 22 municípios de abrangência do Codemau, com as lideranças locais.
Linhas estratégicas presentes no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Médio Alto Uruguai 2015-2030
- Fortalecer o setor primário, buscando a agregação de valor das cadeias produtivas por meio da agroindustrialização e comercialização.
- Dotar os municípios com infraestrutura (asfáltica, ferroviária, energia elétrica, entre outros) adequada para fomentar o desenvolvimento regional.
- Promover capacitação e qualificação contínua.
- Fortalecer os hospitais da região com serviços de média e alta complexidade.
- Reaparelhamento dos órgãos de segurança e implantação de videomonitoramento nos 22 municípios do Codemau.
- Instigar o empreendedorismo na região, tanto na indústria, comércio e serviços.
- Integrar todas as iniciativas regionais, a fim de gerar desenvolvimento harmônico.
- Tornar o planejamento estratégico a maior ferramenta de captação de recursos em todas as esferas.
- Fomentar a inovação tecnológica por meio do fortalecimento do Polo de Modernização Tecnológico, transformando-o em um parque de inovação