Durante a 45ª Expointer, que aconteceu em Esteio, de 24 de agosto a 4 de setembro, a equipe da Cabanha Pátria Xucra, de Frederico Westphalen, trouxe para o município mais uma importante premiação, pela segunda vez consecutiva, tendo no ano passado classificado com a potranca Palmeira da Vendramin na mesma premiação. Com o prêmio deste ano, a Cabanha Pátria Xucra é finalista da Exposição Morfológica da Expointer há cinco anos consecutivos.
Desta vez, a potranca Nativa da Pátria Xucra se classificou na prévia de Esteio para a final entre as 13 melhores das 71 competidoras da categoria Potranca Maior e quarta entre as 40 potrancas que disputaram a categoria no Campeonato Morfológico.
De acordo com os proprietários da cabanha, Bruce Quatrin Buzzeto e Edson Buzzeto, a potranca vencedora fez sua estreia na competição e sua premiação é motivo de orgulho para toda a família Buzzeto.
O campeonato morfológico da Expointer reúne grande número de cabanhas de todo o RS e outros Estados. Os animais que disputam este campeonato são divididos nas categorias macho e fêmea, e conforme a idade. A preparação deles, segundo Buzzeto, é árdua e demorada, gera grandes custos e necessita de profissionais capacitados para chegar lá, porém, as vitórias geram prestígio aos animais e às cabanhas, e contribuem na valorização do preço de comercialização dos mesmos.
Buzzeto reforça o agradecimento da equipe da Cabanha Pátria Xucra a todos os funcionários e profissionais que tornaram possível esta vitória, entre eles, em especial, o castanheiro Daniel Parcianelo, o médico-veterinário Marcelo Simoneti Machado e o ferrageador Jean Morais.