A 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula teve início nos 12 e 13, em Canguçu. O evento simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha e reuniu tradicionalistas de todo o Estado, que foram a cavalo em busca da centelha.
Da área de abrangência do jornal O Alto Uruguai, tradicionalistas da 17ª e 28ª Regiões Tradicionalistas (RTs) foram até Canguçu buscar a chama, que ficou em Palmeira das Missões, sede da 17ª RT.
Na quinta-feira, 25, iniciou a cavalgada pela 28ª RT, de Palmeira das Missões a Frederico Westphalen, em um percurso de 110 quilômetros. Neste sábado, 27, os cavalarianos fazem parada para o almoço na comunidade Ponte do Fortaleza, em Seberi. Pouso e café no CTG Estância da Mateada, da linha Santo Antônio, em Taquaruçu do Sul.
Na manhã deste domingo, 28, os tradicionalistas chegaram no Piquete Alto Alegre, em Frederico Westphalen, por volta das 10 horas, onde acontece a solenidade de recepção da Chama Crioula da 28ª RT. Aconteceu também o almoço, com o tradicional costelão e acompanhamentos. Após a solenidade deste domingo, a chama permanece na sede do Piquete Alto Alegre até o próximo sábado, 3, quando deve ser distribuída aos demais municípios da 28ª RT, que em cavalgada buscam a centelha e levam para as suas cidades. Em Frederico Westphalen, a chama será conduzida do Piquete Alto Alegre até a sede da Brigada Militar, onde permanecerá do dia 3 ao dia 13, quando será levada até a praça da matriz, onde acontecerá a abertura da Semana Farroupilha. A extinção do fogo acontece no dia 20 de setembro, encerrando as comemorações farroupilhas na cidade.