Publicidade
Panorama Político
Eleições 2022: inserções gratuitas na TV e rádio iniciam nesta sexta-feira
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 26 de agosto de 2022 às 11:06h
Atualizado em: sexta, 26 de agosto de 2022 às 11:13h

As propagandas eleitorais gratuitas e de curta duração começam a ser veiculadas nos canais de televisão e nas emissoras de rádio nesta sexta-feira, 26. Essas inserções são consideradas de alta relevância para os partidos, pois é o espaço em que os eleitores têm para conhecer os candidatos e suas propostas. 

Tempo de veiculação 
Na última sexta-feira, 19, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o tempo que cada partido terá na grade de programação dos meios de comunicação. O espaço é distribuído com 90% de acordo com o número de cadeiras no Congresso Nacional. Os 10% restantes são divididos igualmente. Além disso, há a cláusula de barreira. A partir dessa legislação eleitoral, os partidos só têm direito a horário gratuito se na última eleição tenham obtido pelo menos 1,5% dos votos válidos, em um terço dos Estados ou nove deputados eleitos em um terço do território nacional. Os candidatos ao Piratini dividirão dois blocos de 10 minutos e o candidato com o maior espaço será o tucano Eduardo Leite do PSDB. Confira na tabela o espaço de cada postulante. 

Horários
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de divulgação é dividido por cargos, onde as propagandas de candidatos a presidente e deputado federal serão nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, e a dos demais candidatos, como para senador, deputado estadual e governador, serão nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Na televisão, os horários gratuitos serão das 13 horas às 13h25min e das 20h30min às 20h55min, e no rádio, das 7 horas às 7h25min e das 12 horas às 12h25min. 

Candidatos e espaço de propaganda gratuita 
Eduardo Leite (PSDB) - 3 minutos e 44 segundos
Edegar Pretto (PT) - 1 minuto e 33 segundos 
Onyx Lorenzoni (PL) - 1 minuto e 31 segundos 
Luiz Carlos Heinze (PP) - 58 segundos 
Vieira da Cunha (PDT) - 44 segundos 
Vicente Bogo (PSB) - 41 segundos 
Roberto Argenta (PSC) - 28 segundos 
Ricardo Jobim (Novo) - 16 segundos 
Carlos Messalla (PCB), Paulo Roberto (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU) não têm espaço na programação gratuita. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai