Publicidade
Região
Caiçara: fórum da Agricultura promove debate sobre fomento na produção de alimentos
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 22 de julho de 2022 às 09:52h
Atualizado em: sexta, 22 de julho de 2022 às 09:56h

Uma reunião entre produtores rurais do município de Caiçara e representantes da Emater, da administração municipal e da Agência de Desenvolvimento do Médio e Alto Uruguai (Admau) foi realizada na tarde de quarta-feira, 20. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caiçara, teve o intuito de propor alternativas de renda aos produtores municipais no setor de cultivo de hortifrutigranjeiros. 
Na oportunidade, esteve presente o sócio-fundador de uma empresa que se destaca na região com a comercialização de banana para 50 municípios, e que tem sede do Distrito Industrial de Caiçara, Paulo Diedrich. O sócio-fundador salientou a diferença que o incremento na produção e a profissionalização da empresa propiciou para a família e comentou que o setor é carente de mercadorias, reforçando que há espaço para quem quiser cultivar e progredir. 
Ainda, durante a reunião, foi apresentado aos produtores a carência que o mercado tem em relação a produtos como batata-doce, cenoura, beterraba, melão, mamão, melancia, brócolis, couve-flor, tomate, repolho, entre outros. Nesse mesmo sentido, buscou-se mostrar que pequenos agricultores podem ver no plantio destas culturas a diversificação de renda dentro de suas propriedades.
O representante do Escritório da Emater/RS-Ascar de Caiçara, Carlos Ruviaro, reforçou que a entidade estará à disposição técnica daqueles que quiserem se tornar produtores, dando todo o acompanhamento técnico necessário. Também presente na reunião, o vice-prefeito, Dirceu Antônio Stefanello, afirmou a importância de empresas, como a de Paulo Diedrich, para o município, tanto economicamente quanto socialmente. 
Do mesmo modo, o representante da administração municipal agradeceu a iniciativa de cada entidade que possui o objetivo de fomentar e valorizar a produção dentro das propriedades, gerando desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida.
Estiveram igualmente presentes no encontro os representantes de entidades financeiras como Sicredi, Banrisul e Cresol, além de vereadores, secretários da administração municipal e o presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais, Ibanes Roggia, e o Executivo da Admau, Eliseu Liberalesso.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai