Publicidade
Panorama Político
Partidos podem realizar suas convenções a partir desta quarta-feira
De acordo com o TSE os encontros podem ser realizados até 5 de agosto
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 20 de julho de 2022 às 16:15h
Atualizado em: quarta, 20 de julho de 2022 às 16:18h

Com a chegada dos meses que antecedem as eleições, os partidos começam a reunir-se para debater estratégias de parcerias e escolher seus pré-candidatos. As convenções partidárias, que selecionam os representantes dos partidos para os cargos de presidente, vice-presidente, governador e vice, senador, deputados federais e estaduais, devem ser realizadas a partir desta quarta-feira, 20, até 5 de agosto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Algumas datas de convenções estaduais já foram confirmadas e concentram-se nos dois últimos fins de semana do mês de julho. Iniciando a lista de encontros está o Partido Liberal (PL), na sexta-feira, 22, o qual deve apresentar o ex-ministro da Cidadania e ex-deputado federal, Onyx Lorenzoni, para a corrida ao Piratini. A sigla ainda não apresentou um nome como vice de Lorenzoni, mas já confirmou do vice-presidente, Hamilton Mourão, para o Senado. 
No sábado, 23, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Novo farão suas convenções. Este último, deve apresentar os representantes Ricardo Jobim como pré-candidato ao governo do Estado e Rafael Dresch como vice. Já o PSB, que pode trazer Beto Albuquerque para a corrida ao Piratini, anunciou sua nominata proporcional, que será de 56 candidatos à Assembleia e 32 para a Câmara de Deputados. No domingo, 24, é a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O PSOL irá apresentar sua nominata de 35 deputados estaduais e 32 federais. 
No último fim de semana de julho, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Progressista (PP) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realizarão suas convenções. PDT e PP, no sábado e MDB no domingo. O PDT deve anunciar a candidatura de Vieira da Cunha ao governo do RS, enquanto o PP apresenta o senador Luiz Carlos Heinze e como vice Tanise Sabino (PTB) para as vagas ao Piratini, enquanto Nádia Gerhardt (PP) para o Senado. O MDB ainda não bateu o martelo sobre a decisão de Gabriel Souza ser o representante para o Piratini. Alas do partido emededista ainda acreditam em uma parceria com o PSDB onde Souza faria parte de uma chapa encabeçada por Eduardo Leite (PSDB). O partido tucano ainda não confirmou uma data para sua convenção estadual. PT, PSB e PSOL ainda estão em negociações para firmar um palanque estadual para a candidatura de Lula (PT) e Alckmin (PSB). Essas decisões devem ser realizadas durante as próximas semanas. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai