Uma equipe composta por professores e estudantes da UFSM-FW viajou, na quinta-feira, 7, para participar do projeto Rondon, no Estado do Amapá.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem como propósito contribuir com o desenvolvimento social e de cidadania às comunidades e às instituições participantes. Ao todo, a operação atenderá 11 municípios do Amapá.
A equipe frederiquense participou de um edital via Pró-Reitoria de Extensão (PRE), no qual foram contemplados na UFSM e em seguida nacionalmente. Essa seletiva garantiu a atuação do grupo na cidade de Mazagão, região sul do Estado, junto a outra equipe do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). “A expectativa é grande, pois nos preparamos muito para proporcionar o melhor para as pessoas que estarão nos recebendo”, destaca a graduanda em Relações Públicas e integrante da equipe, Maria Gabrielle Sousa.
O projeto Rondon se caracteriza pelas suas ações multiplicadoras, assim, nos últimos 16 anos, mais de 85 operações já foram realizadas, capacitando mais de 2 milhões de pessoas em diversas comunidades do Brasil. “Nós levamos alternativas e melhorias, e até mesmo, melhoria de vida”, afirma a professora coordenadora do projeto da UFSM/FW, Gizelli Moiano.
Durante os últimos meses, os graduandos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Relações Públicas finalizam as oficinas que serão desenvolvidas junto à cidade de Mazagão. Tais capacitações foram pensadas para o alcance equitativo e igualitário na comunidade. “Construímos uma proposta dinâmica e atrativa que será capaz de atender diferentes públicos, desde crianças até idosos”, destaca o professor da UFSM/FW e coordenador do projeto desta Operação, Edner Baumhardt.
Parceria
Além do Ministério da Defesa, contribuem para o Projeto os seguintes ministérios: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Cidadania; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional; e Secretaria de Governo da Presidência da República.