O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, disputará a etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022. No próximo dia 28 de junho, em Brasília, ele concorre com os projetos “Frederico Compra Mais” e “Empreendedorismo e Muito Mais”, ao lado dos outros seis vencedores gaúchos da fase estadual, realizada em abril. “Buscamos sempre as melhores práticas do mercado e da gestão pública para tornar nosso ambiente de negócios cada vez mais atrativo, tanto para empresas e empresários locais como para quem deseja aqui empreender”, afirma Panosso.
Premiada em nível estadual pela categoria “Empreendedorismo e Muito Mais”, a Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen possui certificação Diamante, presta atendimentos presenciais e online e, durante a pandemia, promoveu diversas lives para orientação aos empresários. Além disso, oferece o Programa de Juro Zero, responsável por injetar R$ 1,6 milhão no mercado durante a pandemia e na retomada econômica. Foram mais de 120 empresas beneficiadas de forma direta pelos financiamentos, que têm os juros pagos pela Prefeitura.
A Sala do Empreendedor, destaca o prefeito, é decisiva para fortalecer o empreendedorismo local. “O apoio prestado a empreendedores de micro e pequenas empresas é fundamental para o desenvolvimento de seus negócios. Para o setor agropecuário, importante base de nossa economia, a Sala auxilia na interlocução, buscando sempre incentivar, atualizar e modernizar os processos”, reforça o prefeito.
O Espaço Conectado e o Espaço Cowork também são destaques pela entrega que têm junto ao público-alvo. O município conta ainda com a “Sala do Empreendedor no Bairro’’ que, conectada com as demais secretarias e entidades como Sebrae RS e Associação Empresarial, descentraliza as informações junto às comunidades de diversas regiões da cidade.
Na categoria “Compras Governamentais”, o projeto de Frederico Westphalen promoveu licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, desenvolveu cartilha para orientação aos empresários, reduziu o prazo de pagamento dos fornecedores e adquiriu 48% de produtos e serviços de micro e pequenas empresas locais. A iniciativa tem o objetivo de ampliar as aquisições públicas municipais junto aos pequenos negócios locais e regionais, apoiar a adequação dos processos licitatórios para compras locais de produtos e serviços e atender à lei complementar 123/2006.