Estiveram reunidos nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Desportos (SMECD), ainda no mês de março, a secretária de Educação, Cultura e Desportos, Lurdes Ciprandi, a supervisora de Ensino, Edenise Isabel Remonti, e o Instrutor do Proerd, o soldado Andreas Wictor Mouea, da Brigada Militar de Rodeio Bonito, onde foi apresentado o Programa de Resistência às Drogas e à Violência.
Na reunião, foi acordado sobre a implantação do programa, bem como a realização do mesmo a partir do mês de abril para as turmas do 5° ano do ensino fundamental, da rede municipal. Com isso, mais de 30 alunos rodeienses estarão sendo oportunizados com o programa.
O Proerd é ministrado pela Polícia Militar, por meio de um Instrutor, e realizado dentro da escola. Ele possui o intuito de orientar e prevenir as crianças quanto ao não uso de álcool e drogas, assim como orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa.
Ao mesmo tempo, o programa tem como objetivo orientar os estudantes a refletir antes de tomar suas decisões, também a estarem preparados para negar a oferta de drogas, e se tornarem multiplicadores das informações obtidas durante o curso que está com seu término previsto para o fim do 1º semestre de 2022.