Uma mulher que não tem medo dos desafios. Assim podemos começar apresentando a Patrícia Zanella, primeira-dama do município de Planalto, que vem desempenhando o seu papel na comunidade com muita resiliência, o que também tem agregado ainda mais no seu papel de mãe, esposa, filha e amiga, pois cada novo dia é um aprendizado.
– Ainda é difícil internalizar este ‘novo’ papel de primeira-dama, pois percebemos que a sociedade construiu uma identidade social onde à mulher coube a fragilidade, a resignação e mesmo o instinto maternal, mas isso, para mim, já perpassou os limites históricos, e entrei aqui com um propósito, de mudar este papel, que até então a primeira-dama teria que estar atrelada à Secretaria de Assistência Social. Temos pessoas muito qualificadas para fazer isso, e me sinto preparada pra aumentar minhas responsabilidades diante da nossa sociedade. Meu esposo Cristiano entrou aqui com a minha ajuda e sigo firme neste propósito, para ao lado dele poder opinar e pesar as iniciativas. Não tenho medo dos novos desafios – frisa Patrícia.
Uma mulher multitarefa
Aos 44 anos, formada em Jornalismo e Letras, com especialização em Comunicação e Saúde, antes de primeira-dama, Patrícia é filha, amiga, esposa e mãe, com muito orgulho, de duas princesas, a Bettina, de nove anos, e a Mellina, de três anos, e tem representado muito bem as mulheres multitarefas, aquelas que cuidam da vida pessoal e profissional sem deixar a desejar em nenhum dos lados.
– Além de estar primeira-dama eu sou assessora de comunicação da prefeitura, então tenho que cumprir com os meus horários e funções todos os dias. Como jornalista, sempre fui muito participativa e tive contato com muitas pessoas, e isso hoje me ajuda muito, mas tento organizar minha rotina da melhor forma, para nunca deixar a desejar enquanto mãe. Na maioria das vezes, tenho que abrir mão de participações sociais ou mesmo encontros para não privar as meninas do convívio com o pai e a mãe. A Patrícia mãe é superprotetora, eu gosto de estar perto. Já a esposa teve que aprender a ‘dividir’ o marido, já que antes de estar prefeito o Cristiano tinha horários mais definidos, viajávamos mais, estávamos mais próximos das nossas famílias e agora, de certa forma, perdemos um pouco esse contato. Muitas coisas precisaram ser adaptadas, mas procuramos sempre dar o nosso melhor e estar presente. É cansativo e, ao mesmo tempo, prazeroso, e um desafio diário, aprendemos a cada dia algo diferente e o que me deixa mais satisfeita com o trabalho que realizo é que transito por todas as secretarias e os secretários me procuram, seja pra mediar algum conflito, seja pra indicação de algum trabalho – conta.
Pela comunidade
Ao falar sobre a sua cidade, a primeira-dama diz que cada vez mais a administração vem desenvolvendo ações e buscando sempre o melhor pela evolução de Planalto, e esse reconhecimento dos moradores tem instigado ainda mais esse dever de primeira-dama, de estar e atuar pela comunidade.
– Creio que a comunidade esteja vendo com bons olhos, já que nunca tivemos uma primeira-dama tão atuante e à frente de tantos projetos. Me sinto grata por estar participando desta fase tão produtiva e cheia de desafios que vivenciamos hoje em Planalto. Nosso trabalho é voltado para o nosso povo, as melhorias são feitas para que além de melhorar a autoestima, a nossa gente tenha uma qualidade de vida melhor. Temos muitos projetos que queremos colocar em prática, mas um em especial está fazendo com que eu dê um olhar a mais, que são os 60 anos do município, em 2024. Temos um grupo de eventos e já estamos nos organizando para iniciar uma contagem regressiva a partir do ano que vem, com eventos alusivos durante todos os meses. O sonho do Cristiano sempre foi esse, de ser prefeito e fazer pela sua comunidade, e ele está conseguindo realizar, o que também se torna uma realização para mim e nossa família – finaliza a primeira-dama.