Publicidade
Alerta
Rotina de acidentes
Moradores relatam convívio com imprudência de motoristas em rótula da rua Maurício Cardoso
Por: Redação
Publicado em: sábado, 02 de abril de 2022 às 16:46h
Atualizado em: sábado, 02 de abril de 2022 às 16:56h

O bombeiro Adilson Stasiak foi chamado por vizinhos na noite do dia 2 de dezembro do ano passado, para socorrer uma vítima de um acidente de carro. De folga, ele foi o primeiro a chegar no local, há poucos metros de sua casa. O veículo, um Hyundai/HB20, havia atingido em cheio a rótula localizada em frente à empresa ED Móveis, na rua Maurício Cardoso, dado uma pirueta no ar, e parado em um barranco no local. O motorista, que estava sem cinto, foi projetado pelo para-brisa para fora do veículo.

Publicidade

Stasiak realizou os primeiros atendimentos nas vítimas. O segundo ocupante do carro foi salvo pelo airbag e foi socorrido, sem gravidade pelo Samu. “Quando vi o condutor caído no asfalto, à frente do veículo, pensei que a situação fosse grave. Mas o motorista sobreviveu e teve apenas uma fratura no braço”, relata o bombeiro. 

Acidentes do tipo no local são comuns, como relatam os moradores dos entornos. A rótula, que ocupa majoritariamente apenas um dos lados da pista, se torna mais um ingrediente de perigo que, somado àimprudência, torna-se quase mortal. O comerciante Antonio Alves, que há anos possui uma padaria em frente à rotária, habituou-se a ver funcionários da prefeitura fazendo reparos no local.

– Desde que eu estou aqui, sempre vejo algum acidente. Na segunda-feira, é comum ver pedaços de veículos e da rótula pela frente. É complicado, porque é um local com muito fluxo de pessoas. Os motoristas, muitas vezes,bebem e passam muito rápido pelo local, o que mais cedo ou mais tarde vai acabar gerando uma tragédia – cita Alves.

A rótula é conectada pela rua Casemiro Milani, que corta a Maurício Cardoso. Inicialmente, segundo os moradores, o projeto inicial previa a instalação de uma academia pública ao ar livre no local, o que nunca aconteceu. Após as frequentes ocorrências, um quebra-molas foi instalado no sentido Posto Serrano-Centro, o que diminuiu as ocorrências, mas não as extinguiu, já que o caso que ilustra esta reportagem ocorreu justamente nesse sentido. 

– Qualquer hora será trágico. Vejo seguidamente carros e motos saindo em disparada vindo dos bairros nessa direção [da rótula]. Sem contar que, do jeito que está hoje, dificulta a manobra e acesso dos caminhões, que precisamfazer quase uma volta. É complicado – citou outro morador das proximidades do local, que preferiu não se identificar.

Procurado, o Departamento de Trânsito de Frederico Westphalen informou que, em breve, deverá melhorar a sinalização e fiscalização do local, mas cita a imprudência como principal fator dos acidentes. “O grande problema é o excesso de velocidade. Vamos intensificar a fiscalização no local. Não há muito que possa ser feito além disso. Tem um quebra-molas há uns 30 metros antes do local, há placas indicando a velocidade máxima de 40 quilômetros. Vamos tentar melhorar a sinalização”, afirmou o diretor do departamento, Giovani Candito.

 


Foto: Cíntia Henker

Fonte: Jornal O Alto Uruguai