Publicidade
Próximo da comunidade
Legislativo retoma projeto Diálogos com visita a empresas de FW
Integrantes da Mesa Diretora conhecerem a realidade de oito empreendimentos beneficiados com incentivos do Poder Público
Por: Redação
Publicado em: terça, 29 de março de 2022 às 13:05h
Atualizado em: terça, 29 de março de 2022 às 13:08h

Criado no ano passado, com os objetivos de ouvir as demandas e necessidades da população e empresas do município, e proporcionar à comunidade a efetiva participação na gestão pública, o projeto Diálogos foi retomado, neste mês, pela Mesa Diretora do Legislativo frederiquense.  
O retorno ocorreu nas últimas semanas e foi marcado por uma série de visitas a empresas do município que iriam ser contempladas com incentivos do Poder Público. Os projetos estavam na Casa para apreço dos edis, que foram in loco conhecerem a realidade de cada empreendimento. Participaram das visitas o presidente da Câmara, Leandro Mazzutti; o vice-presidente, Belonir Vendruscolo; o primeiro-secretário, Jorge Alan Souza e o segundo-secretário, Raul Pazuch da Silva.
No dia 16, os integrantes da Mesa Diretora dialogaram com o proprietário da Bertoletti Metal Mecânica, Antônio Luiz Bertoletti. A empresa, situada no bairro Fátima, já atua há 45 anos no município, no ramo de indústria metalúrgica, e atende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. Seus principais produtos são caçambas basculantes, carrocerias, pranchas para transporte de máquina e carrocerias abertas
Assim como a Bertoletti Metal Mecânica, a Metalúrgica Tapajós também é uma empresa familiar estabelecida em FW desde 1999. Inicialmente, foi uma indústria de esquadrias de metal, de estruturas metálicas em geral, mas a partir de 2012 voltou à produção ao mercado do leite. Na visita à sede do empreendimento, no bairro Fátima, os vereadores foram recepcionados pelos irmãos e proprietários, Tiago e Rodrigo Giovenardi.
O dia 16 ainda reservou um momento de diálogo com Silvano Getelina, um dos proprietários da Getelina Móveis, marcenaria com sede na rua Duque de Caxias, bairro Santo Inácio. O encontro serviu para a Mesa Diretora conhecer o trabalho da empresa, suas necessidades e prospecção de mercado. Ainda, neste dia, na Avenida das Indústrias, os edis participaram de um bate-papo com Marcos Antônio Cavalheiro, do Mercado Longo. No encontro, os edis conversaram sobre demandas do bairro. “Há oito anos quando instalei o mercado aqui tinha certeza que o bairro iria crescer. Hoje já é uma realidade e, com certeza, essa área da cidade irá se desenvolver ainda mais”, destacou Cavalheiro, citando também a importância de obras de infraestrutura no bairro.

Publicidade

Marcenarias necessitam de mais espaço para expandirem suas atividades 
No dia 17, a Mesa Diretora visitou mais duas marcenarias, a Clerion Móveis, na rua Maurício Cardoso e a Junior e Dalla Nora, com sede localizada na rua 15 de Novembro. Na ocasião, os edis dialogaram, respectivamente, com os sócios-proprietários, Clerion Antônio Spavanelo e Junior Bedatty, que expuseram que a principal necessidade das marcenarias é referente à infraestrutura, que impede a aquisição de novas máquinas e consequentemente uma maior produção e geração de empregos.

Falta de mão de obra de qualificada
No dia 21, a Mesa Diretora encerrou a visita as oito empresas que seriam beneficiadas com os incentivos públicos. Primeiramente, os edis estiveram na Grametal, indústria de silos e secadores, localizada na Rua Duque de Caxias, no bairro Santo Inácio. Na ocasião, os vereadores dialogaram com os sócios-proprietários Marcel Vendruscolo e Idesio Albarello, que apresentaram um pouco do histórico da empresa e relataram as principais demandas que impactam na expansão do empreendimento, dentre elas, um espaço maior para o desenvolvimento das atividades e mão de obra qualificada. “Ano passado, a empresa tinha sete ou oito vagas disponíveis, nem experiência era solicitada, e não conseguimos preencher essa oferta. Vieram quatro pessoas e hoje estamos apenas com uma”, relatou Vendruscolo.
Uma demanda necessária em FW, a oferta de mais cursos profissionalizantes já foi um pedido feito pelos vereadores ao Poder Executivo, que inclusive foi acrescentado ao Plano Plurianual do município (PPA), no ano passado. “Oferecemos até o nosso espaço, os equipamentos e máquinas para as qualificações”, complementou o sócio-proprietário.
Pela parte da tarde, os integrantes da Mesa Diretora visitaram a Garbin Distribuidora de Bebidas e Transportes, empresa instalada na cidade desde 1995 e com a matriz transferida para FW desde 2004. Além da história, os vereadores conheceram a estrutura da Distribuidora e ouviram do proprietário, Vilmar Garbin, as principais necessidades que afligem o empreendimento há vários anos, como por exemplo, um espaço maior e retirado do Centro para melhorar a trafegabilidade de veículos e, consequentemente, aprimorar e aumentar sua logística de comércio, recebimento e entrega de mercadorias.
Ao fim do encontro, Garbin agradeceu e elogiou a iniciativa dos vereadores de irem até as empresas e ouvirem os empresários. Em contrapartida, os edis também colocaram a Câmara à disposição, afirmando que o Poder Legislativo sempre estará apoiando projetos e iniciativas que incentivam o empreendedorismo local e regional.

Câmara de Vereadores aprova incentivos às empresas
Após conhecerem in loco a realidade e as necessidades das oito empresas, o Poder Legislativo aprovou, de forma unânime, na Sessão Ordinária do dia 22, os Projetos de Leis que contemplariam os empreendimentos com a doação de lotes de terras. Assim, cada empresa foi beneficiada com um espaço, o qual permitirá aos empresários “fugirem” do aluguel e expandirem suas atividades, gerando mais empregos e renda no município. “São todas empresas que têm uma história dentro do nosso município e nada mais justo que serem contempladas com terrenos. Com certeza, com esse incentivo irão poder ampliar seus negócios”, comentou o vereador Raul Pazuch da Silva.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Assessoria da Câmara de FW