A estiagem que assola o município de Taquaruçu do Sul desde outubro de 2021, foi um dos motivos do cancelamento da Feira do Peixe neste ano, conforme divulgou a comissão responsável e as entidades envolvidas.
Os gastos que seriam aplicados para a realização do evento foram destinados à tentativa de amenizar os problemas de armazenamento de água, atendendo, até então, cerca de 40 produtores do município, que foram beneficiados com mais de 500 horas de serviços de máquinas para a abertura e melhorias em açudes, com custeio de 100% por parte da administração municipal.
Para o produtor Jaci da Rosa, morador da linha Barra da Fortaleza, o auxílio da prefeitura foi muito importante neste momento. “Como trabalhamos com rebanho leiteiro, esse auxílio nos ajudou, porque para se ter uma boa qualidade no leite as vacas precisam beber água de qualidade”, destaca o morador.
Segundo a Administração de Taquaruçu do Sul divulgou em nota, a principal necessidade do município, agora, é tentar amenizar um pouco os efeitos causados pela estiagem. “Nossa cidade é essencialmente agrícola, e todas as cadeias produtivas são dependentes de água de qualidade para que tenham condições de se manter nas suas atividades. É papel do poder público oferecer condições e incentivar estes produtores para que nosso município siga em crescimento e em novos possíveis períodos como este possamos amenizar os problemas de fornecimento de água”, ressalta a administração.