Daqui a 50 dias, Palmeira das Missões será o berço não apenas da erva-mate, mas de todos os peões do Rio Grande do Sul. De 21 a 23 de abril, o município, que é Terra do Carijo da Canção Gaúcha, também será sede do Entrevero Cultural de Peões. Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, 17ª Região Tradicionalista, CTG Galpão da Boa Vontade e Administração Municipal de Palmeira das Missões, o evento irá mobilizar toda a comunidade tradicionalista do Estado.
O Entrevero de Peões é realizado anualmente na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul. Neste ano, pela primeira vez, Palmeira das Missões tem a honra e orgulho de ser palco de um evento tão importante para cultura gaúcha. Oportunidade conquistada a partir do título de Peão Farroupilha do RS (2021-22), do gaúcho Ramiro Grethe, palmeirense que tem uma grandiosa história no movimento tradicionalista.
Ramiro fala sobre o entusiasmo que está sendo toda a organização para o Entrevero. “A erva já está sendo cancheada com a ajuda de muitas mãos, como a Prefeitura Municipal, 17ª RT, CTG Galpão da Boa Vontade e demais entidades que trabalham incansavelmente para entregar a hospitalidade da nossa gente”. Para o tradicionalista, o berço da erva-mate será o lugar onde muitos jovens farão de seus sonhos uma realidade.
Rômulo Chaves, o padrinho do 33º Entrevero Cultural, afirma que a cidade vai poder exercitar a maior virtude do povo gaúcho, que é ser hospitaleiro, deixando um pouquinho da Terra da Palmeira no coração de cada visitante que chegar por aqui. “É um momento que a emoção toma conta, poder sediar um evento dessa grandiosidade traz muito orgulho e honra para todos os habitantes do município”, destaca Maria Andreia Nerling, Secretária da Educação, Cultura e Turismo de Palmeira das Missões.
Ramiro convida a toda comunidade para participar desta festa de conhecimento e tradição. “Será a primeira vez do evento na Terra do Carijo, na retomada de nossas atividades, por isso a chama arde mais forte e a alma se agiganta”.