O mês de março está quase chegando e com ele também um evento muito aguardado por toda a região vai recebendo os últimos ajustes. A Expopedras (Exposição Internacional da Pedra Ametista), de Ametista do Sul, a cada realização torna-se uma grande vitrine, que visa bons negócios no ramo de pedras e atrações turísticas, com visibilidade regional, e nesta 13ª edição, que acontece de 17 a 20 de março, não será diferente.
A exposição é um evento pensado para fomentar a indústria local e o comércio de gemas e joias, além de atrair muitos visitantes, oferecendo entretenimento e diversão. Mas, para que tudo saia como o planejado, por trás de todo esse trabalho tem uma equipe empenhada em trazer o melhor a quem for até Ametista do Sul, e uma dessas pessoas é o empresário Fabio Paulo Oliveira dos Santos, que aceitou o desafio de presidir a feira e comandar o grupo.
– Fiquei lisonjeado por terem lembrado do meu nome para estar à frente de um evento desse porte. O convite veio da atual administração, bem como da Associação de Turismo (ADTA), e levou-se em consideração o fato de eu apoiar o modelo de feira aberta, sem cobrança de ingresso para visitação, que era uma demanda dos munícipes, do setor das pedras e do turismo. Resolvi aceitar o desafio, apesar da pandemia, mesmo sabendo que teríamos dificuldades com a logística de trabalho. Como é o evento mais importante do município e que marcou o início do turismo na nossa cidade, tem em si a grande importância do desenvolvimento local, pois possibilita a geração e manutenção de emprego e renda no setor do turismo e mineração, então aí está a grande responsabilidade de fazermos um trabalho exemplar, para marcar mais essa edição da exposição – frisa Fabio.
Novo formato
Uma feira de diferenciais foi a ideia de Fabio ao aceitar o comando dos trabalhos. Conforme o presidente da Expopedras 2022, a principal novidade para este ano está no formato da exposição, que ocorrerá na área central de Ametista do Sul, porém, será viabilizado um espaço à parte para os shows, com ligação ao restante da área da feira, oportunizando a entrada gratuita dos visitantes à exposição.
– Queremos proporcionar um evento em que todos tenham acesso. Precisamos movimentar as vendas, destacar as potencialidades que ali estarão expostas para comercialização e futuros negócios, então, nada mais acertado que as pessoas possam visitar os estandes de forma gratuita, utilizando o seu dinheiro para comprar algo na feira – destaca.
Ainda segundo Fabio, serão gratuitas também as atrações da quinta-feira, 17 de março, e do domingo, 20. “Haverá a cobrança de ingressos apenas para quem for assistir aos shows da sexta-feira, 18, e do sábado, 19. “Os preparativos estão nos retoques finais, já temos tudo acertado, nossas equipes estão preparadas para fazer um grande evento. Os visitantes podem esperar uma feira mais dinâmica, com muitos eventos paralelos, que enriquecerão muito a feira”, acrescenta.
Apoio fundamental
Além de todo o envolvimento da equipe de trabalho da Expopedras, da corte de soberanas, Fabio diz que o apoio da esposa e da filha é fundamental para que ele consiga desempenhar o seu papel da melhor forma possível.
– A minha esposa Leomara tem me auxiliado muito, trabalhando em dobro para suprir minha ausência na empresa. Além disso, dá todo o suporte emocional para seguirmos em frente. Neste momento, precisamos manter o foco em fazer um grande evento, e esse apoio que vem de casa, dela e da minha filha, agrega muito. Sem contar na colaboração das inúmeras pessoas que estão se doando para o nosso município e a nossa exposição. De toda essa experiência, vou levar para a vida o verdadeiro entendimento do trabalho em equipe, de que não é possível fazer coisas grandes sem o apoio de pessoas com o mesmo objetivo – finaliza.