Cumprindo agenda pela região, o secretário estadual do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, acompanhado de sua equipe, visitou a Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen na quarta-feira, 16. Na oportunidade, ele foi recepcionado pelo presidente do Poder Legislativo, Leandro Mazzutti, e participou de um bate-papo e café da manhã.
No diálogo, Danrlei destacou as ações à frente da Secretaria, como a elaboração do Plano Estadual do Esporte e Lazer, que apresenta metas e diretrizes para os próximos 10 anos na área esportiva do Estado. O secretário também enfatizou o número de convênios assinados entre os municípios e o Governo do RS no programa Avançar no Esporte, que inicialmente previa repasses de R$ 54,7 milhões em melhorias e reformas em espaços esportivos e realização de eventos. “Tivemos 275 convênios assinados, sendo que os recursos também foram ampliados e chegarão a R$ 125,8 milhões, com as contrapartidas municipais”, afirma.
O secretário ainda informou que os recursos aos municípios já começarão a ser pagos ainda neste mês e que há a possibilidade de que um novo edital do programa ainda possa ser lançado neste ano. “Mais de 50 municípios não foram contemplados por erros nas inscrições dos projetos. Veremos ainda se haverá tempo para uma nova edição ainda em 2022”, complementa.
Copa RS de Futebol Amador
Danrlei também comentou sobre a realização da Copa RS de Futebol Amador, um evento que conta com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol e irá envolver os municípios do Estado em competição de equipes de Força Livre, a partir de 18 anos de idade, e equipes de Veteranos, a partir de 40 anos. “A responsabilidade das inscrições será dos municípios. A Copa terá fases, sendo que a partir da etapa microrregional a Secretaria do Esporte e Lazer já irá auxiliar com o pagamento da arbitragem. Ainda, estamos vendo a possibilidade de a final da Copa ser disputada na Arena do Grêmio ou no Estádio Beira-Rio”, detalha.
As inscrições das equipes deverão ser encaminhadas até o dia 15 de abril.
Pista de caminhada
Após o bate-papo, o presidente da Casa Legislativa, que estava acompanhado da sua equipe de trabalho, agradeceu ao secretário pela visita e comentou sobre a viabilidade de um projeto de uma pista de caminhada para Frederico Westphalen. “O programa contempla sim, só precisa ser feito o projeto e encaminhado para a análise”, finaliza Danrlei.