O lateral-esquerdo Gabriel Busanello, natural de Frederico Westphalen, recentemente foi emprestado da Chapecoense para o SC Dnipro-1, da primeira divisão do campeonato ucraniano. Na última segunda-feira, 14, o atleta do distrito de Castelinho realizou seu primeiro treino com a nova equipe.
Em nota publicada no site oficial do time, o clube cita que os brasileiros Felipe Pires, também recém contrato, e Gabriel Busanello estão "dominando os métodos de liderança de uma nova equipe e é claro que receberam atenção especial", cita o comunicado.
Busanello iniciou sua carreira no Grêmio Esportivo Castelinho, tendo sido convidado para as categorias de base do União Frederiquense, onde atuou entre 2015 e 2016. No ano seguinte, se transferiu para a base da Chapecoense e foi emprestado para alguns times, como o próprio Leão da Colina e o Pelotas. Em 2021, Busanello atuou em 48 partidas pela equipe principal da Chape, marcando dois gols e dando quatro assistências.
O Dnipro-1 é o atual terceiro colocado do Campeonato Ucraniano, com cinco pontos a menos que o vice-líder Dínamo de Kiev e sete a menos que o líder Shaktar Donetsk.