Uma comitiva formada por prefeitos e técnicos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí esteve nesta quarta-feira, 19, em visita às instalações do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Cigres), de Seberi.
O objetivo da visita, segundo o atual presidente do Consórcio do Vale do Jacuí e prefeito de Sobradinho, Marciano Ravanello, é a troca de experiência para implantar um sistema semelhante na sua região.
Recebidos pelo presidente e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette; pelo vice-presidente e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin; pelo tesoureiro e prefeito de Iraí, Antônio Vilson Bernardi, além do coordenador-geral, Elton Tatto, e equipe técnica, a comitiva se impressionou com a estrutura que atualmente o Cigres possuí e a gestão eficiente que beneficia os municípios, diminuindo de forma considerável a conta a ser paga pelos consorciados.
Durante o encontro, o grupo de prefeitos e técnicos conheceu a sede administrativa, os setores de triagem, compactação e visitaram o aterro. “O nosso objetivo, é construir uma estrutura menor, mas com uma gestão inspirada no modelo do Cigres”, destaca Ravanello.
Para o presidente do Cigres, Luiz Carlos Benedette, servir de modelo para outras cidades é motivo de muito orgulho pelo trabalho que vem sendo realizado. “Para nós, é uma grande alegria receber estas visitas e ser modelo em termos de gestão de resíduos de forma consorciada para o restante do Estado, um trabalho árduo que tem gerado bons resultados para os municípios”, descreve.
Nos últimos anos, o Cigres recebeu um grande volume de investimentos e passou por uma verdadeira transformação na sua gestão, além de melhorias na sua estrutura física e na contratação de profissionais.