O União Frederiquense terá mais um grande avanço estrutural ainda no início de 2022. Desejo antigo do clube, uma parceria com a distribuidora de energia Creluz possibilitará que a Arena do União tenha iluminação noturna já para a disputa do Campeonato Gaúcho dessa temporada, conforme anúncio feito em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 11.
As novidades, porém, não param por aí. A parceria com a Creluz também implementará uma usina solar na área pertencente ao clube. Chamada de “Sol da União”, a usina produzirá cerca de um megawatt – energia suficiente para abastecer aproximadamente 500 residências familiares. Parte da energia será utilizada para alimentar toda a arena do clube. Já o valor excedente será comercializado no mercado livre pela cooperativa.
A parceria firmada garante à Creluz o direito de explorar um hectare da área do clube para a geração de energia por 25 anos, pelo valor de R$ 508 mil, montante que será destinado pelo União para a viabilização das instalações elétricas e da iluminação do estádio. As despesas das obras da usina solar não estão inclusas nesse valor.]
A geração da energia faz parte de uma iniciativa do União-FW de se tornar uma referência no quesito sustentabilidade no futebol, que também inclui a reutilização da água da chuva no estádio e um plano de plantações de árvores no entorno da arena.
Durante a coletiva, também foi anunciada a possibilidade de que o percurso que leva até o estádio, a partir da Escola Estadual Técnica José Cañellas, tenha iluminação pública instalada e viabilizada pela Administração de Frederico Westphalen.
Mais informações na edição impressa desta quarta-feira, 12