Através da parede de vidro, semblantes atentos aguardavam as entidades que traziam o que para eles representa acessibilidade. Foi assim que os moradores acolhidos do Lar Samaritano, de Erval Seco, juntamente com a diretoria da entidade, aguardavam representantes da Unimed Noroeste/RS e da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG que traziam uma cadeira de rodas para a instituição na quarta-feira, 12. A casa atende atualmente cinco idosos.
O equipamento resulta do engajamento da comunidade escolar, que estimulada pelo programa União Faz a Vida, promovido pela cooperativa de crédito, arrecadou lacres para a campanha “Eu Ajudo na Lata”, da Unimed. A maior parte do material foi colhido antes mesmo da pandemia da Covid-19. “Um simples lacre carrega uma simbologia maior, que pela parceria das entidades se transforma em uma corrente poderosa, permitindo fazer a entrega equipamentos de acessibilidade, que traz como significado maior o cuidado, valor que faz parte das marcas Unimed e Sicredi”, destaca o assessor de Comunicação Corporativa da Unimed Noroeste/RS, João Luís Bindé.
O sentido foi reforçado pela presidente do Lar Samaritando, Jacinta Nair Junges, e pela coordenadora local do programa União Faz a Vida, Rosenilda Braga Freitas, que agradeceram o empenho das entidades parceiras, das escolas e de todos aqueles se envolveram em ação solidária através da doação de lacre. Já o gerente da agência Sicredi de Erval Seco, Ivan Carlos Bernardi, apontou para a importância da continuidade de campanhas como esta. “Que todos tenham consciência que podem ajudar a comunidade”, destaca Bernardi.
A campanha
Adotada pela Unimed Noroeste/RS desde 2012, a campanha “Eu Ajudo na Lata” é uma iniciativa da Unimed do Brasil, com intuito de sensibilizar ações de solidariedade e fortalecer o vínculo com a comunidade. A proposta consiste na arrecadação de lacres de latas de alumínio, sendo o valor da comercialização destes revertido em doação de cadeiras de rodas ou outros equipamentos de acessibilidade. Aliada ao sentido também de sustentabilidade, trata-se de uma importante atitude que auxilia no atendimento de pessoas enfermas ou com restrições físicas. A entidade beneficiada nesta etapa está localizada em Erval Seco, município da área de abrangência da Unimed Noroeste/RS, pertencente à Coordenaria Regional de Frederico Westphalen.