Publicidade
Polícia
Indígenas voltam a bloquear a ERS-324 em Planalto
Segundo informado à imprensa, não há previsão para liberação da rodovia
Por: Joana Kraemer
Publicado em: segunda, 15 de novembro de 2021 às 08:44h
Atualizado em: segunda, 15 de novembro de 2021 às 08:52h

O trânsito na ERS-324, rodovia que liga o município de Planalto a Nonoai, está totalmente bloqueado nesta segunda-feira, 15, devido ao confronto na Aldeia Pinhalzinho, neste domingo, 14, que resultou na morte de um indígena e um homem branco baleado.
O 37º Batalhão da Brigada Militar recomenda aos motorista que trafegam pela região que optem por rotas alternativas, para evitar o congestionamento. O 37º BPM permanece no local, realizando um trabalho contínuo para que as negociações sejam realizadas da melhor maneira possível.

Publicidade

As manifestações
De acordo com membros da comunidade, as manifestações pedem o reconhecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) da posse de uma liderança independente na Aldeia de Pinhalzinho, que pertence para a Terra Indígena de Nonoai, que não aceita a separação entre as lideranças. Recentemente, houve enfrentamentos entres as aldeias de Pinhalzinho e Bananeiras, que resultaram em troca de tiros e prisões entre indígenas.
Ainda segundo os indígenas, os bloqueios devem seguir até que a Funai se posicione sobre o caso, já que afirmam que a nova liderança de Pinhalzinho está amparada e reconhecida pela justiça.
Mais informações em breve.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai