Publicidade
Região
Novo Tiradentes é o único município do RS que não possui óbitos em decorrência da Covid-19
Segundo a Secretaria de Saúde, grande parte do sucesso no controle da doença é proveniente da alta adesão dos cidadãos às orientações preventivas, além da competência e comprometimento dos profissionais de saúde
Por: Vicente Giesel Hollas
Publicado em: quarta, 03 de novembro de 2021 às 11:41h

Com cerca de 2,2 mil habitantes, Novo Tiradentes ganhou destaque na mídia estadual e nacional nas últimas semanas, por ser o único município do RS a não ter registrado óbitos em decorrência da Covid-19, desde o início da pandemia.
Segundo a secretária de Saúde e Assistência Social, Marilia Della Pasqua, o trabalho desenvolvido pelos funcionários públicos no combate à doença é realizado desde março de 2020, com a atual gestão focada no prosseguimento às ações desenvolvidas pela administração anterior. “Grande parte do sucesso no controle da doença é proveniente da alta adesão dos cidadãos às orientações preventivas, além da competência e comprometimento dos profissionais de saúde, que não mediram esforços para atender a comunidade”, comenta.
De acordo com Marilia, algumas pessoas diminuem o mérito do município no combate ao vírus, ao alegar que o baixo número de habitantes facilita os trabalhos da gestão municipal. Porém, a secretária frisa que, em diversas cidades de população semelhante, houve óbitos e maior índice de casos. “Um grande diferencial nosso aqui é que um cuida do outro”, salienta Marilia ao destacar o empenho dos moradores no repasse de informações que auxiliam o poder público na identificação e controle dos casos suspeitos e confirmados. 
Para o prefeito Luiz Carlos Benedette, não registrar óbitos é uma conquista para o município. “É uma alegria poder falar que em quase dois anos de pandemia, o município tem zero óbitos, sabendo-se que pelo mundo se perderam tantas vidas. E a gente sabe o valor que se tem uma vida. Vamos continuar trabalhando para que consigamos manter essa marca, pois com certeza será uma das principais obras da nossa gestão”, afirma Benedette. 

Publicidade

Prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette (Foto: Gustavo Menegusso)

Casos são monitorados de forma constante
O monitoramento e apoio constante a todos os casos positivos – o que inclui a comunicação diária com os pacientes para verificação de sintomas e, se necessário, visitas a domicílio para a coleta de exames – é um dos protocolos adotados pela administração municipal. Conforme Marilia, a campanha de vacinação, que já imunizou 80,4% dos habitantes (1ª dose), também se mostrou fundamental no controle da pandemia. A dose de reforço, ou terceira dose, já foi aplicada em 118 pessoas. “Não temos nenhum caso ativo de Covid-19 e nenhum aguardando resultado”, afirma a secretária de Saúde.
No momento, a aplicação da primeira dose do imunizante está voltada aos adolescentes de 14 anos, enquanto a terceira dose está disponível aos trabalhadores da área da saúde e idosos acima dos 60 anos.

Secretária de Saúde e Assistência Social, Marilia Della Pasqua (Foto: Gustavo Menegusso)
Fonte: Jornal O Alto Uruguai