Com o intuito de coletar informações acerca do planejamento a nível de Brasília sobre a bacia do rio Uruguai, os prefeitos de Frederico Westphalen e Pinheirinho do Vale, José Alberto Panosso (MDB) e Nelbo Appel (MDB) respectivamente, participaram, na manhã desta sexta-feira, 29, do Fórum do Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai. O encontro aconteceu em Alegrete, na fronteira Oeste do Estado, e contou com a presença do ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, do deputado federal, Osmar Terra (MDB), do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Trigo, Jorge Lemanski.
Conforme o prefeito Panosso, a presença dos representantes da região vai ao encontro da necessidade de entender o posicionamento do governo federal, bem como os projetos pensados para a bacia do rio Uruguai.
– Nós estamos buscando essas informações pelo fato de que o município de Pinheirinho do Vale se localiza, na totalidade, às margens do rio Uruguai, então como região, nós iremos buscar entender quais são os planos a nível de Brasília em relação à bacia do Rio Uruguai – destaca Panosso.
O gestor de FW pontua, ainda, que os prefeitos estão entregando aos políticos e parlamentares presentes, uma série de demandas visando o desenvolvimento da região. “Estamos também encaminhando uma série de projetos ao ministro Onyx Lorenzoni, aos deputados presentes em prol dos avanços da nossa região”, salienta o prefeito frederiquense.
Panosso avalia, também, que o evento serve para que os administradores de FW e Pinheirinho do Vale criem e fortaleçam laços com os prefeitos da fronteira, de modo a convidá-los a conhecer as potencialidades dos municípios da região.
– Mesmo o evento sendo na fronteira, há uma interligação entre os municípios da nossa região através do rio Uruguai, e nesse sentido, estendemos o convite a todas as lideranças dos municípios da fronteira para conhecerem FW e toda a região, em especial, agora no Natal Luz –, afirma Panosso.