Os alunos da Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier, de Novo Tiradentes, desenvolveram um projeto de produção de morangos semi-hidropônico. A ação foi realizada em parceria com o Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Emater, Conselho de Pais e Mestres (CPM) e secretarias de Obras e Agricultura do município.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Graziela Ferrari, a escola busca aprimorar as atividades letivas proporcionando aos alunos aulas práticas, que são muito importantes pois contribuem com a aprendizagem dos mesmos. “A experimentação feita com a produção de morangos busca ensinar os alunos de diversas maneiras. Além de auxiliar os alunos na experimentação científica, também auxilia no ensino da educação financeira e no aprimoramento de estratégias familiares, uma vez que a escola é situada em um município essencialmente rural”, explica a educadora.
A diretora da instituição e coordenadora do projeto, Gecilane Fátima Battisti, avalia a experiência também como uma forma de despertar interesse does estudantes na produção de receitas, como doces, geleias e bolos.