A fiscalização da Receita Estadual durante trabalho de rotina no Posto Fiscal de Iraí identificou um caminhão com carga suspeita nesta quinta-feira, 29. Diante disso, a equipe da Receita Federal de Santo Ângelo foi acionada para vistoriar e averiguar a suspeita, que acabou se confirmando.
No veículo com placas de Porto Alegre abordado, foram localizadas cerca de 1,6 mil garrafas de vinho considerado de alto padrão importados de forma irregular para o Brasil. O produto, de origem argentina, possui um valor de aproximadamente R$ 150 mil no país vizinho, mas que se comercializado no território brasileiro, poderia render mais de R$ 300 mil.
As garrafas de vinho estavam ocultadas em caixas de papelão dentro do caminhão, que possuía uma nota fiscal fria, descrevendo produtos e empresa que não condizia com o real carregamento. O motorista do caminhão alegou que não sabia que a carga que conduzia era ilícita.
Diante do fato, o veículo e o condutor foram conduzidos de Iraí para o posto da Receita Federal de Santo Ângelo, onde a carga e a documentação foram inspecionadas. O motorista, após a vistoria, foi liberado.