A criação de um setor voltado à produção de asfalto junto ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) foi aprovada por unanimidade durante assembleia geral realizada nesta quinta-feira, 11, na sede administrativa do consórcio. A reunião contou com a presença de prefeitos e representantes das prefeituras consorciadas, consolidando mais um importante avanço na atuação regional integrada.
A pauta, levantada ao longo deste ano pelos prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), tem como principal objetivo otimizar os serviços de pavimentação, especialmente em pequenos reparos e manutenções viárias, oferecendo mais agilidade, economia e eficiência aos municípios consorciados.
Durante a assembleia, também foi aprovado o Plano de Atividades do Cigres para o ano de 2026, que além da implantação da produção de asfalto, contempla o desenvolvimento de licenças ambientais e outras ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da atuação do consórcio.
O presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Adam Balestrin, ressaltou que a iniciativa nasce da união dos gestores municipais. “Esta é uma construção coletiva, pensada a partir da realidade dos municípios que enfrentam dificuldades para realizar manutenções frequentes. Com essa estrutura, ganhamos eficiência e reduzimos custos”, pontuou.
O presidente do Cigres e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destacou a importância da decisão coletiva. “A aprovação deste projeto representa um passo significativo para ampliar a capacidade de atendimento do Cigres aos municípios, fortalecendo a cooperação regional e trazendo soluções práticas para demandas recorrentes das administrações municipais”, afirmou.
Também participaram da assembleia, o coordenador-geral do Cigres e ex-prefeito de Iraí, Vilson Bernardi, e o secretário executivo da Amzop e ex-prefeito de Seberi, Luiz João Queiroz, que reforçaram o caráter técnico e estratégico da proposta, alinhada ao planejamento regional e à sustentabilidade administrativa. Além disso, estiveram presentes, o presidente da Amuceleiro e prefeito de Redentora, Malberk Dullius, e lideranças regionais.