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Empreendedorismo
AEFW e Poder Executivo alinham ações para o setor empresarial
No encontro, foram anunciadas a Patrulha Empresarial e o Alvará 100% Digital, além da possível viabilidade do transporte público no município
Por: Mariane Brandão
Publicado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 11:17h

Representantes da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW) e do Poder Executivo se reuniram, na manhã da última quinta-feira, 29, no salão nobre da entidade, com o objetivo de alinhar as ações do setor empresarial e fortalecer a parceria entre as instituições. A diretoria da AEFW recebeu o prefeito de FW, José Alberto Panosso, o vice-prefeito, João Francisco Vendruscolo, e os secretários municipais das pastas da Indústria, Comércio e Turismo, Fazenda e Planejamento.

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A presidente da AEFW, Patricia Cerutti, abriu o encontro destacando a importância da união de forças entre a entidade e o Poder Executivo, em que possuem o papel de apoiar as empresas, em especial neste momento de pandemia e retomada da economia. Durante a reunião, o prefeito Panosso ressaltou a busca da administração pela proximidade cada vez maior das ações da AEFW, além da continuidade do diálogo e sugestões que a entidade possa fazer para contribuir com as melhores decisões para o setor.

Planejamento das iniciativas

Dentre as pautas tratadas no encontro, estiveram a retomada das reuniões do Comitê de Governança Empreendedora; o Frederico em Luz e o planejamento de ações para engajamento do comércio para o Natal; o Plano Diretor, que permeia questões como o zoneamento urbanístico e seus aspectos econômicos, sociais e implicações para as empresas; o Código de Postura e a adequação à Lei da Liberdade Econômica; e encaminhamentos dos pedidos feitos pela AEFW sobre as medidas de apoio aos empresários como parceria para testes da Covid-19 e a prorrogação de alvarás e IPTU.

Na reunião, a AEFW ainda comentou sobre a intenção do retorno dos debates sobre o Plano de Desenvolvimento, com atualização e organização das demandas possíveis de serem encaminhadas ao Poder Executivo, por meio da participação da comunidade.

Também foi dialogado sobre a realização de um estudo para averiguar a viabilidade do transporte público no município. Para isso, a entidade deverá mobilizar esforços para agilizar este levantamento técnico e também de demandas junto à classe empresarial.

No encontro, a prefeitura compartilhou também com o grupo alguns dos projetos em andamento da prefeitura e de interesse da classe empresarial, como o Pró Empresa Mais e Pró Empresa Mais Emergencial, o programa Frederico + Agro, e as ações no setor do turismo rural e implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Ainda, divulgaram a implementação do alvará 100% digital a partir deste mês de maio.

Fonte: O Alto Uruguai