Considerado o “coração” do turismo de Iraí, o Balneário Oswaldo Cruz, fundado em 1917, celebra na próxima segunda-feira, 20, o aniversário de 86 anos da edificação de suas atuais instalações, inauguradas em 20 de setembro de 1935. Na data, será realizada uma celebração ao ar livre, com início às 9 horas, nas proximidades da escultura da Pomona, para comemorar a existência deste prédio histórico, que é considerado patrimônio turístico do município. O evento comemorativo seguirá todos os protocolos sanitários e de distanciamento contra a Covid-19. Em caso de chuva, será transferido para a parte interna do balneário.
Fundado em 1935, ano que se comemorava o centenário da Revolução Farroupilha, o moderno e original Balneário Oswaldo Cruz é o único do gênero na América do Sul, sendo projetado e executado com inspiração do arquiteto francês Alfred D´Agache. O nome Oswaldo Cruz é uma homenagem ao famoso médico sanitarista brasileiro.
(Foto: Arquivo Turismania de Iraí/Divulgação)
O parque do Balneário, desde sua fundação, é um local que recebe muitos visitantes, principalmente, durante os fins de semana, feriados e temporada de verão. “Por seu amplo contato com a natureza e o Balneário Oswaldo Cruz, oferece as terapias com as famosas águas minerais termais, que são classificadas como águas bicarbonatadas-cloretadas-sulfatadas-sódicas e radioativas, com poderes terapêuticos, medicinais e rejuvenescedores, classificada como a melhor água mineral termal do Brasil”, ressalta a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Márcia Maristela Bernardi.
– O nosso balneário é um motivo de muito orgulho, por ser uma edificação histórica, uma estrutura que resistiu a tantas intempéries, principalmente, as incontáveis enchentes. Apesar de tudo, o parque até hoje atende o pessoal, protege nossas águas, realiza suas funções terapêuticas e medicinais – detalha a secretária.
Obras de revitalização
O Poder Executivo de Iraí, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, está realizando melhorias no parque do Balneário Oswaldo Cruz, com o objetivo de revitalizar e embelezar os espaços públicos visando o bem-estar da comunidade e dos visitantes, com ênfase na temporada de verão 2021/2022.
(Foto: Secretaria de Turismo de Iraí/Divulgação)
A Pomona
A escultura da Pomona, divindade romana das frutas, dos jardins e das colheitas, e divindade do município, ganhou destaque com a realização de obras em seu entorno. A obra contou com a metodologia de Retrofit, que visa à revitalização de construções históricas preservando os aspectos arquitetônicos originais, modernizando as instalações e atualizando os componentes construtivos.
De acordo com a secretária, o sonho de revitalização do local era antigo e para o aniversário de 86 anos do parque, foi colocado em prática. “A Pomona estava originalmente localizada dentro de uma piscina, e nós, como ‘cidade das águas’, temos que enfocar isso, dando visibilidade às nossas águas, trazendo-as para mais espaços do município”, detalha Márcia.
Neste sentido, foi realizada a escavação do solo no local, onde foi encontrado a estrutura original da piscina, sendo assim, feitos reparos estruturais e de estanqueidade, utilizando as mesmas pedras d’água da época, e aplicação de uma camada de fibra de vidro para impermeabilizar a estrutura. Ainda, no local da piscina, foi instalado um novo sistema de iluminação e revitalizada a placa inaugural do monumento histórico da Pomona.
Segundo a secretária Márcia, a obra está sendo mais valorizada no novo local. Atualmente, a intenção no espaço em frente à Pomona é transformar em um aquário com peixes ornamentais. Outras melhorias já estão planejadas para a execução nos próximos dias, como a colocação de placas de orientação para o turista, de preservação ambiental e com dizeres motivacionais. Além disso, será revitalizada a área no entorno da chaminé histórica da primeira fábrica de engarrafamento de água mineral e de produção de garrafas de vidro, que ganhará bancos, floreiras e iluminação, viabilizando uma praça para uso comum.