A cerimônia do Oscar 2021, realizada no último domingo, 25 de abril, elegeu o filme “Nomadland” como o melhor longa-metragem do ano. Além de ter sido premiado pela categoria mais esperada da solenidade, o filme foi indicado em outras cinco, incluindo melhor atriz, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor montagem. Dirigido e roteirizado por Chloé Zhao, a produção também conquistou o prêmio de melhor direção.
Uma viagem pelo nomadismo moderno
Nomadland se passa na zona rural de Nevada, Estados Unidos, após a crise econômica de 2008, quando Fern – interpretado por Frances McDormand –, aos 60 anos, se torna desempregada e viúva em um curto período de tempo. A sequência de acontecimentos desastrosos para a mulher a leva a modificar o seu estilo de vida, passando a morar em uma van e trabalhando em alguns “bicos” para o seu sustento.
Além de incluir a história da vida de um nômade moderno, o filme conta com a interpretação de pessoas que vivem essa realidade ainda nos dias de hoje, como Linda May, Swankie e Bob Wells.
A protagonista interpretada por Frances McDormand também recebeu um Oscar pela sua atuação como melhor atriz. Por enquanto, “Nomadland” só está disponível nas salas de cinemas e ainda não há previsão de quando chegará em plataformas de streaming.