A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Vista Alegre promoveu na segunda-feira, 18, a visita do Urânia Planetário. A estrutura foi instalada no Salão da Terceira Idade Viver e Amar e recebeu estudantes da rede municipal e da Escola Estadual Padre Abílio, abrangendo desde o jardim de infância ao 3º ano do Ensino Médio.
Durante o dia, foram realizadas oito sessões, adaptadas a diferentes faixas etárias, com foco no conhecimento sobre o Sistema Solar. A ação inédita no município buscou aproximar os alunos dos conteúdos de astronomia por meio de uma experiência imersiva. Segundo a Secretaria de Educação, a experiência poderá ser retomada pelos professores em sala de aula, fortalecendo o processo de aprendizagem.
O Urânia Planetário é um projeto itinerante fundado em 2015, em Florianópolis, e tem como objetivo democratizar o acesso à astronomia por meio de experiências educativas. Criado por Tiago Silva e Paulo Roberto Pinheiro, o projeto nasceu do sonho da professora Edna Esteves da Silva, que dirigiu o planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por quase 30 anos.