O prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, cumpriu agenda em Brasília na semana passada. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito, Dirceu Fontana, e do secretário de Administração, Protazio Malacarne. O grupo participou de audiências com deputados federais, senadores e representantes do Palácio do Planalto, reivindicando recursos para o município e apresentando demandas regionais.
Além das pautas locais, Gnoatto reforçou a importância da articulação conjunta entre prefeitos da região, destacando a atuação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Norte do Rio Grande do Sul (Comunors) que reúne dez municípios do Norte gaúcho. A agenda também contou com a presença do presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin; do presidente da Associação dos Municípios do Norte Gaúcho (AMNG), Flávio Golin e do diretor executivo do consórcio, Rogério Kohlrausch.
Prefeitos pedem medidas para empresas atingidas por tarifa dos EUA
Durante a viagem, os prefeitos de Planalto (Cristiano Gnoatto), Seberi (Adilson alestrin) e Ametista do Sul (Gilmar da Silva) entregaram um ofício ao Governo Federal solicitando apoio às empresas exportadoras da região, que serão afetadas pela taxação imposta pelos Estados Unidos. O documento pede a inclusão desses setores no pacote de recursos anunciado recentemente.
O prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, destacou a situação das empresas de pedras preciosas, que representam parte significativa da economia local. Já o presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, reforçou a necessidade de medidas emergenciais para garantir competitividade e manutenção dos empregos.
Cristiano Gnoatto ressaltou que, além das pautas regionais, o município de Planalto também apresentou reivindicações específicas, com foco no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Viemos buscar investimentos para Planalto, mas também defender a nossa região, porque o desenvolvimento precisa ser coletivo”, afirmou. O vice-prefeito de Planalto, Dirceu Fontana, também esteve presente.