A 38ª edição da Mateada de Erval Seco teve início nesta quinta-feira, 14, na Praça do Imigrante, e segue até domingo, 17, com apresentações culturais, shows, atividades tradicionalistas e atrações gastronômicas. O evento é organizado pelo CTG Mate Amargo e pela Escola Olívia de Paula Falcão, com apoio do Executivo e Legislativo municipais e patrocínio de empresas e entidades da região. A vice-presidente da Mateada, Lilian da Silva de Melo, também diretora da Escola Olívia de Paula Falcão, informou que o planejamento começou no início do ano.
“Estamos desde janeiro organizando, pensando, selecionando os shows, porque se a gente não começa cedo acaba não conseguindo. Dependemos muito dos patrocinadores. Além da prefeitura, contamos com apoio de prefeituras da região para que o 33º Batecasco fosse o sucesso que foi, reunindo mais de 250 cavalarianos. Muitas atrações são inéditas, como o Paulinho Mocelin, que vem pela primeira vez à região. Os ingressos de sábado já haviam esgotado antes mesmo da abertura”, disse.
Tradição e participação regional
Segundo Lilian, a Mateada já é parte da identidade cultural de Erval Seco e de cidades vizinhas.
“É um evento que mexe com o município não só financeiramente, mas também cultural e historicamente. As pessoas se organizam para estar aqui, muitas tiram férias ou antecipam o décimo terceiro para participar”, afirmou.
A programação desta quinta-feira incluiu a comemoração dos 70 anos da Escola Olívia de Paula Falcão, apresentações de bandas marciais e um show nacional. Nos demais dias, haverá Matecanto, gincana escolar, apresentações regionais e nacionais, além de shows com o Grupo Rodeio e Paulinho Mocelin.
Reunião da Amzop
Antes da abertura, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) realizou reunião na Câmara de Vereadores, com participação de prefeitos, secretários municipais e parlamentares estaduais e federais - como do secretário Estadual do Trabalho, Gilmar Sossella; e dos deputados federais do PDT, Pompeo de Mattos e Afonso Motta. O prefeito de Erval Seco, Eder Wink, destacou a relevância econômica e cultural do evento.
“É o maior evento de Erval Seco. Quem já participou se organiza para voltar todos os anos. A economia local cresce no mês de agosto. Além do retorno para as entidades organizadoras, o comércio também se beneficia. Recebemos deputados e lideranças que ajudam a levar o nome de Erval Seco para todo o Rio Grande do Sul e até nacionalmente”, afirmou.
Sexta-feira, 15
- 13 horas: Gincana Cultural e Recreativa (Secretaria Municipal de Educação);
- 19h30min: Sorteio do Programa Educação Fiscal,
- 20 horas: Apresentações artísticas;
- 21 horas: Show Jackson dos Santos
- 23h30min: Show-baile Grupo Rodeio;
Sábado, 16
- 14 horas: 9º Festival Mate Canto da Canção Gaúcha;
- 16 horas: Apresentação Valdomiro Maicá;
- 19 horas: Apresentação invernadas artísticas;
- 19h30min: Apresentação invernadas artísticas;
- 22 horas: Show Danúbio Azul;
- Meia-noite: Show Paulinho Mocelin;
Domingo, 17
- 13h30min: Apresentações de grupos de dança;
- 14h20min: Apresentações invernadas;
- 15 horas: Apresentações invernadas;
- 16 horas: Encerramento;
- 17 horas: Show-baile Grupo Bem Campeiro.