Publicidade
Operação de combate poluição sonora
3º BABM intensifica fiscalizações em 24 municípios da área de FW
Operação combate poluição sonora e crimes ambientais na região
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quarta, 13 de agosto de 2025 às 11:59h
Atualizado em: quarta, 13 de agosto de 2025 às 12:04h

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realiza, desde 2022, a Operação Perturbação do Sossego em municípios da região de Frederico Westphalen, em parceria com o 37º BPM, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Meio Ambiente. O subcomandante do 3º BABM, major Leandro Cruz Góes, explicou que casos de poluição sonora são medidos com sonômetro e encaminhados ao Ministério Público e à prefeitura, que pode interditar estabelecimentos e apreender equipamentos em caso de reincidência.

Publicidade

Áreas com mais ocorrências
Frederico Westphalen concentra fiscalização devido ao número de estabelecimentos noturnos, mas Passo Fundo, Erechim e Carazinho lideram as reclamações na área do 3º BABM, que abrange 130 municípios, conforme o major Góes. O sargento Fabiano Lima da Silva, responsável pelo pelotão local, destacou a importância da conscientização da população sobre limites de ruído.

Crimes ambientais
O batalhão também atua contra desmatamento, maus-tratos a animais e transporte de produtos perigosos. Major Góes informou que imagens de satélite auxiliam na identificação da supressão de vegetação nativa. Segundo o sargento Fabiano, a maioria das denúncias de maus-tratos a animais domésticos não se confirma e é de responsabilidade das secretarias municipais.

Ações preventivas
O BABM realiza abordagens preventivas em áreas rurais e visitas a escolas do interior. Major Góes informou que, em 2024, mais de 13 mil pessoas foram abordadas nessas ações.

Confira a entrevista

Fonte: Jornal o Alto Uruguai