Por meio de um projeto coordenado pelo professor Lucas Severo, na área de Microeletrônica para Telecomunicações, do curso de Engenharia de Telecomunicações, da Unipampa, teve uma aluna em destaque com o seu artigo científico.
O trabalho de pesquisa de Giovana Ceolin, que é seberiense, filha de Odi Ceolin e Elenita Pegoraro, vem sendo produzido desde 2019, ficando em destaque após o julgamento feito por uma comissão acadêmica em nível nacional, no Fórum de Estudantes de Microeletrônica (SFORUM).
O trabalho premiado faz uma abordagem sobre a diminuição de energia consumida nos dispositivos, o que ocasiona em inovações tecnológicas. No projeto, Giovana estuda novas técnicas baseadas em circuitos integrados (popularmente conhecidos como chips), que possuam baixo consumo de potência. O fato de os dispositivos se comunicarem sem fio com a internet por meio da rede wi-fi ou com outros dispositivos via bluetooth é um dos principais motivos do alto consumo de energia, e pensando nisso, a seberiense aborda a otimização dos principais circuitos utilizados na comunicação sem fio, e entre eles estão os amplificadores de baixo ruídos (conhecidos como LNA, do inglês Low Noise Amplifiers).
– O trabalho de pesquisa que eu e o professor Lucas realizamos é algo muito interessante, pois favorece a criação de novas tecnologias. Estamos muito felizes com o prêmio de melhor trabalho e aguardando ansiosamente pela vinda do chip, que já foi fabricado. Para os alunos que têm interesse em iniciação científica, eu aconselho para que busquem seus professores, troquem ideias e comecem o quanto antes. Pois além de ter a oportunidade de fazer algo de sua área de interesse, você tem oportunidades de participar de grandes eventos e conhecer pessoas novas. O trajeto é longo e possui vários desafios, mas é gratificante, pois a pesquisa de hoje é a tecnologia do amanhã. É importante frisar, também, que o trabalho que eu venho desenvolvendo tem alimentação de tensão de 0,4 Volts, que é 3,7 vezes menor do que as pilhas que a gente usa em casa – destaca Giovana.
O Fórum de Estudantes de Microeletrônica (SFORUM) é promovido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e conta com a participação de pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Neste ano, o evento ocorreu de forma on-line.
O desenvolvimento do projeto da Giovana é realizado em parceria com o Grupo de Arquitetura de Computadores (Gama), da Unipampa-campus Alegrete, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).