Publicidade
Plano Safra 2025/2026
Sicredi Conexão apresenta novo ciclo de crédito rural
Com dados da safra anterior e projeções para o próximo período, instituição reforça papel no financiamento do agro, recebendo o especialista Marcos Fava Neves para coletiva de imprensa, antes de palestra
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quinta, 03 de julho de 2025 às 20:45h
Atualizado em: quinta, 03 de julho de 2025 às 21:03h

A Sicredi Conexão apresentou na noite desta quinta-feira, 3, os dados finais do Plano Safra 2024/2025 e anunciou o início do novo ciclo de crédito para o agronegócio. A apresentação ocorreu em evento com a presença de lideranças da cooperativa, representantes de entidades da região e imprensa. O encontro contou com a participação do vice-presidente da Sicredi Conexão, Sérgio Luiz Triches, do diretor de negócios André Zanon e do especialista em gestão estratégica no agronegócio Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro.

Publicidade

Na abertura, o vice-presidente da cooperativa destacou o vínculo da instituição com o campo e o papel das parcerias no desenvolvimento regional. “Fomos criados no agronegócio. A partir de conhecimento, informação e parcerias certas, conseguimos contribuir para uma sociedade mais justa”, afirmou Sérgio Luiz Triches.

O diretor de negócios, André Zanon, apresentou os resultados da última temporada. Segundo ele, o planejamento inicial da cooperativa previa R$ 1,3 bilhão em crédito para o ciclo encerrado. O montante executado alcançou R$ 1,352 bilhão, distribuído em mais de 13 mil contratos, sendo 79,5% voltados à agricultura familiar, dentro do Pronaf. Do total emprestado, 71% foram destinados ao custeio, 21% para investimento, comercialização e industrialização, e 8% por meio de CPRs. “Esse desempenho representou um crescimento de 35% em relação ao ciclo anterior”, explicou Zanon. “Acreditamos no investimento como ferramenta de transformação da pequena propriedade.”

O economista e professor Marcos Fava Neves conduziu a palestra da noite, abordando os avanços do Brasil no cenário mundial do agronegócio. Ele relembrou a trajetória de crescimento do país nas últimas três décadas, ressaltando a liderança brasileira em exportações de produtos como soja, frango, café, açúcar e suco de laranja. “Saímos de um país importador de alimentos para um dos principais fornecedores do mundo”, disse. “O Brasil é o único lugar do planeta com capacidade de agregar 20 milhões de hectares à produção agrícola sem precisar derrubar um hectare sequer", disse.

Fava Neves destacou ainda a contribuição do cooperativismo de crédito para a viabilidade dos investimentos no campo. “O Sicredi faz um trabalho fantástico ao levar recursos para quem precisa e fortalecer o uso eficiente do crédito rural”, afirmou. Ele também chamou atenção para os indicadores ambientais do setor. “Temos os melhores índices de sustentabilidade do mundo e grande potencial de crescimento com a agricultura circular e o uso de biogás, biometano e energias renováveis", destacou.

Após as falas, os três convidados responderam perguntas da imprensa. A divulgação oficial dos valores do novo Plano Safra 2025/2026 da Sicredi Conexão ocorre ao longo da semana, com atendimento nas agências da cooperativa.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai