A Brigada Militar, por meio do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM), com sede em Frederico Westphalen, divulgou nesta semana os dados consolidados das principais ações realizadas entre os meses de janeiro e junho de 2025, abrangendo os 15 municípios que compõem a área de responsabilidade da unidade. De acordo com o relatório, no período de seis meses, foram efetuadas 492 prisões em flagrante, o que representa uma média mensal superior a 80 detenções, concentradas em ocorrências de natureza variada e distribuídas pelos diferentes municípios atendidos pelo batalhão.
A ofensiva no enfrentamento ao crime também resultou na apreensão de 28 armas de fogo, além da retirada de circulação de 1.092 quilos de substâncias entorpecentes, números que refletem a atuação direta no combate ao tráfico de drogas e às ocorrências relacionadas à violência armada. No campo da fiscalização, o batalhão contabilizou 23.797 abordagens a pessoas e 18.210 abordagens a veículos, dados que compõem as ações preventivas e de controle voltadas à segurança urbana e viária nas localidades cobertas pelo efetivo.
O 37º BPM está presente simultaneamente nos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Erval Seco, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Frederico Westphalen, onde está situada a sede operacional da unidade.