O amanhecer começou gelado em Frederico Westphalen e região nesta terça-feira, 1º. No município, a temperatura chegou a -0,2ºC, porém, em Palmeira das Missões foi um início de terça-feira ainda mais frio, com -2,4ºC. Por volta das 10 horas, a equipe de reportagem esteve em Jaboticaba e havia gelo na beira da estrada, no interior de Jaboticaba, mesmo com o predomínio do sol.
E a previsão é de que o frio continue intenso, pelo menos, até a sexta-feira, 4. De acordo com a GZH, o mês será dividido em dois períodos distintos, sendo um mais frio e úmido, seguido por dias mais secos e com temperaturas mais elevadas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o mês como um todo terá predominância de temperaturas abaixo da média no Estado, especialmente nas áreas de maior altitude, onde o frio tende a ser mais intenso.
Quanto à chuva, o Sul do RS poderá registrar volumes acima de 130 milímetros, superando a média que varia entre 100 e 140 milímetros. No Nordeste gaúcho, no entanto, é esperada uma redução de cerca de 10 milímetros nos acumulados, onde a média costuma atingir 180 milímetros. Nas demais regiões, os volumes devem ficar próximos à média histórica, entre 80 e 140 milímetros, dependendo da localidade.
Chuvas
A chuva do último fim de semana que, só no sábado, 28 de junho, registrou um acumulado de 150mm em muitos municípios da região, causou problemas nas estradas das cidades de abrangência do jornal O Alto Uruguai. Em Seberi, a administração municipal prepara o decreto de emergência. Confira a matéria completa na edição digital desta terça-feira, 1º.