Publicidade
Debate
Irrigação e inovação no agro gaúcho marcam podcast do jornal O Alto Uruguai com secretário estadual de Agricultura
Direto do estúdio do Pavilhão Conexão Expofred Agro, Edivilson Brum destacou os investimentos em irrigação e elogiou a força do agronegócio regional
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: domingo, 04 de maio de 2025 às 11:16h
Atualizado em: domingo, 04 de maio de 2025 às 11:21h

O jornal O Alto Uruguai, em seu podcast no estúdio do Pavilhão Conexão Expofred Agro, no sábado, 3, recebeu o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum. O bate-papo evidenciou a força do agronegócio regional e apresentou o principal foco da atual gestão da pasta: a ampliação da irrigação nas propriedades rurais gaúchas.
– O governador Eduardo Leite nos pediu como prioridade a questão da irrigação. Hoje, apenas 4% das áreas agricultáveis do Estado são irrigadas. Precisamos avançar – afirmou Brum. Ele destacou o programa da Secretaria que subsidia projetos de irrigação com até R$ 100 mil por produtor, sem necessidade de financiamento. O prazo de adesão, que venceria no início de maio, foi prorrogado por mais 90 dias.

Publicidade


Durante o episódio, Brum ressaltou o impacto positivo da Expofred. “Essa feira reenergiza, mostra a força do nosso comércio, da indústria, dos serviços e, especialmente, do agro”, declarou. O secretário também elogiou o novo espaço da feira — o Pavilhão Conexão Expofred Agro — e manifestou intenção de visitar a Feira da Agricultura Familiar e os espaços dos animais junto ao vice-governador Gabriel Souza.
O podcast teve a condução da jornalista Margarete Ludwing e contou com a participação de Yuri Vendruscolo, integrante da comissão organizadora da feira. Yuri celebrou os números recordes da Expofred 2025, com mais de 77 mil visitantes entre quarta-feira, 30 de abril, e a sexta-feira, 2, e previsão de superar 150 mil até o encerramento neste domingo, 4. “A feira é gratuita e pensada nos mínimos detalhes para oferecer negócios, entretenimento e valorização da nossa região”, comentou.


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai