Publicidade
Expofred
UFSM reforça laços com instituições locais e projeta avanços para o desenvolvimento regional
Podcast realizado no Pavilhão Conexão Expofred Agro destacou a importância da integração entre universidade e poder público para impulsionar a comunidade de Frederico Westphalen
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 01 de maio de 2025 às 14:30h
Atualizado em: quinta, 01 de maio de 2025 às 14:48h

A força das parcerias institucionais como caminho para o desenvolvimento regional foi o foco do podcast “A importância das parcerias entre a UFSM e as instituições para o desenvolvimento local”, realizado na manhã desta quinta-feira, 1º, durante a programação da Expofred 2025. O episódio ocorreu no Pavilhão Conexão Expofred Agro, conduzido pela jornalista Margarete Ludwig, com promoção do jornal O Alto Uruguai e apoio de Amzop, Famurs, Sindicatos Rurais de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, Cooper A1, Dismáquinas e Autêntica Cortinas e Decorações.

Publicidade

 

 

Participaram da conversa, a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime; a vereadora de FW, Aline Caeran; e o secretário municipal de Administração de Frederico Westphalen, Ernesto Baggio. O trio abordou os resultados de uma reunião realizada pela manhã com representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, com foco em ações conjuntas que envolvam ensino, pesquisa e extensão.
– Saímos de mãos dadas dessa conversa – afirmou Martha Adaime, destacando o papel da UFSM como protagonista no desenvolvimento regional. Ela reforçou que a universidade vai além do ensino. “É uma instituição que pesquisa, que se posiciona no mundo e que precisa dar a mão à inovação e ao desenvolvimento local”, disse.
A vice-reitora lembrou que Frederico Westphalen não deve enxergar apenas o campus local, mas toda a potência da UFSM. Com três estandes na Expofred, incluindo um voltado ao agronegócio e outro com um projeto de Rádio Feira, a presença da universidade na feira simboliza esse compromisso com a comunidade.
A vereadora Aline Caeran celebrou a visita da UFSM e mencionou as boas notícias geradas a partir da reunião, como novos projetos em construção. “É uma honra receber novamente a professora Martha em nosso município. Temos muito orgulho de ter a UFSM aqui, desenvolvendo parcerias e qualificando a nossa comunidade”, afirmou.
Já o secretário Ernesto Baggio destacou que a feira é “um canteiro de sementes” e que a integração entre universidade, município e comunidade forma uma rede de conexões essenciais. “Essas parcerias geram retorno no curto, médio e longo prazo. Precisamos tornar o óbvio dito. Acolher melhor os alunos, aproveitar o potencial intelectual da universidade e evoluir como sociedade”, reforçou.
Entre os temas tratados na reunião, estiveram projetos de extensão com professores da UFSM, ações conjuntas com o Instituto Federal Farroupilha e a retomada da obra da Via Santo Caeran — importante para a mobilidade entre o centro da cidade e as instituições de ensino.
O encontro reafirma a importância da aproximação entre academia e poder público, com o objetivo comum de transformar realidades locais por meio da educação, da ciência e da inovação.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai