Após cinco anos dos primeiros casos de Covid-19, inúmeras sequelas foram deixadas em diferentes áreas, sendo uma delas na educação, principalmente, no processo de alfabetização. Isso ocorre porque essa fase exige um acompanhamento mais próximo e presencial por parte do professor, algo inviável durante a pandemia. No entanto, os efeitos tornam-se ainda mais evidentes quando comparada às crianças que, durante aquele período, enfrentaram mazelas sociais.
Desigualdade
Antes da pandemia, a desigualdade de aprendizagem já era visível entre crianças de diferentes origens sociais e raciais, além de alunos de escolas públicas e privadas. Essa disparidade se intensificou durante o isolamento social, especialmente devido às dificuldades no acesso às aulas. Esse fato foi evidenciado por um estudo realizado pelo O GLOBO no período pandêmico, que apontou que crianças de nível socioeconômico baixo aprenderam apenas metade do que seus pares em melhores condições, muito disso se dá pelo fato de que estudantes de famílias mais pobres não tiveram o acesso adequado à tecnologia e internet, impossibilitando o acompanhamento das aulas. As lacunas educacionais geradas na época dificilmente serão completamente superadas.
Consequências permanentes
Dificuldades iniciais no processo de aprendizagem, que poderiam ser superadas de forma transitória, podem se tornar permanentes se não tratadas adequadamente. Muitas crianças, especialmente aquelas que não se alfabetizaram até o 2º ano do Ensino Fundamental, enfrentam obstáculos cognitivos, como o desenvolvimento insuficiente das funções executivas, flexibilidade cognitiva (ajuda a se adaptar a mudanças) e controle inibitório (permite manter o foco), essenciais para o aprendizado. ‘‘Dificuldades que eram transitórias, como não foram sanadas na janela de aprendizagem certa, que é mais ou menos até os 12 anos, quando o cérebro tem essa abertura para todas as construções, vão se tornando permanentes’’, alerta a educadora Luciana Piccoli, professora da Faculdade de Educação da UFRGS e vice-líder do Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino.