Ametista do Sul, Cerro Grande e Frederico Westphalen foram selecionados pela Secretaria Estadual de Educação para participarem da Avaliação Amostra, exame criado com o objetivo de medir o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
A prova será aplicada entre segunda-feira, 23, e quarta-feira, 25, em 14 escolas dessas cidades. Participam no exame alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. A avaliação consiste em uma prova de Matemática e Português.
A estimativa da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) é que cerca de 930 estudantes realizem as provas, sendo 275 do 5º ano, 332 do 9º ano e 321 do 3º ano do Ensino Médio. A escolha destes municípios ocorreu, seguindo critérios aleatórios, pela própria Secretaria Estadual de Educação.
A aplicação da prova será realizada somente presencialmente, sendo que aqueles alunos que os pais optaram pelo ensino remoto devem comparecer presencial, pelo menos para a realização da prova, no dia e horário informado pelo educandário.
Para a coordenadora da 20ª CRE, Jogelci do Carmo, o exame demonstrará o tamanho do impacto da pandemia na educação. “Essa avaliação amostral dará um norte para sabermos o que o estudante perdeu no período pandêmico e assim traçar aonde queremos chegar”, destaca.