A Fazenda Librelotto, de Ivonei Librelotto, sediou na terça-feira, 10, um encontro sobre "Pecuária e Perspectivas", em Boa Vista das Missões. O evento, promovido pela Cotrijal, reuniu cerca de 89 pecuaristas dos municípios da Região Noroeste, que participaram do programa "Juntos Para Competir" nos últimos quatro anos, desenvolvido pelo Senar-RS, Sebrae-RS e Farsul, com o objetivo de discutir as perspectivas do setor de pecuária e apresentar soluções para aumentar a produtividade e sustentabilidade no campo.
O evento iniciou com um café da manhã, seguido por palestras. O professor e doutor, Ricardo Zambarda Vaz, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falou sobre a gestão de parâmetros como peso e condição corporal e destacou que a má gestão desses fatores pode gerar custos adicionais para os pecuaristas. Já o professor e doutor, Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou os sistemas integrados, com foco na Integração Lavoura-Pecuária (ILP), destacando os impactos do manejo do gado no solo e na disponibilidade de água para as lavouras.
Uma mesa redonda também foi realizada, reunindo consultores e produtores do programa "Juntos Para Competir". Ivonei Librelotto compartilhou suas experiências e desafios, como três anos de seca e dois anos seguidos de enchentes. Librelotto afirmou que o sistema de integração lavoura-pecuária se mostrou resiliente, ajudando a alcançar bons resultados econômicos, mesmo em tempos difíceis.
Henrique Padilha, Técnico de Formação Profissional Rural do Senar-RS, falou sobre o impacto positivo do programa na vida dos produtores. Ele destacou que o aprendizado durante os quatro anos do programa tem trazido melhorias significativas na qualidade de vida no campo. Armando Petinelli Neto, gerente regional do Sebrae Noroeste, também participou e enfatizou a importância das práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico local. Gabriela Bueno Luz, gestora de Agronegócio Sebrae, ressaltou a importância de fortalecer a agricultura e a pecuária da região noroeste, estimulando novas iniciativas e contribuindo para a competitividade dos produtores e para a geração de emprego e renda.
O evento foi encerrado com um almoço, onde foi servido um Costelão, e com a entrega de certificados aos participantes, reconhecendo o empenho e os resultados alcançados no programa "Juntos Para Competir". Os interessados em participar do projeto em 2025, podem através acessar um grupo de WhatsApp que é exclusivo para avisos e comunicados do programa.
Gabriela Bueno Luz, gestora de Agronegócio Sebrae, disse que "este dia de campo e encerramento do projeto de integração-lavoura pecuária foi uma grande oportunidade para reunirmos produtores, técnicos, universidades, cooperativas em torno de um objetivo comum: fortalecer a agricultura e a pecuária da região noroeste através da troca de conhecimentos e experiências. Eventos como este realizados pelo Sebrae junto com parceiros, destaca a importância da colaboração entre os setores, para promover o desenvolvimento sustentável e eficiente no campo" disse Gabriela.
"Apresentar os dados do projeto durante o dia de campo permite que todos os participantes tenham uma visão clara dos resultados alcançados e dos benefícios gerados. Isso fortalece a confiança entre as partes envolvidas, inspira novas iniciativas e facilita a disseminação de boas práticas. Além disso, o diálogo entre técnicos, produtores e acadêmicos enriquece o processo de tomada de decisão, garantindo que as soluções propostas sejam viáveis, eficientes e adaptadas à realidade local. Ao realizar ações como essa, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário, impulsionando a competitividade dos produtores e contribuindo para a geração de emprego e renda. Que este dia de campo seja uma semente de novas parcerias e conquistas, mostrando que juntos podemos transformar desafios em oportunidades", finalizou Gabriela Bueno Luz.
O que disse Ivonei Librelotto?
Ivonei Librelotto, anfitrião da Fazenda Librelotto, comentou sobre os desafios vivenciados durante sua participação no projeto "Juntos para Competir", ressaltando as dificuldades encontradas, principalmente durante os últimos anos de seca e enchentes. Em entrevista, Librelotto explicou que a experiência foi mais difícil do que o esperado, uma vez que acreditava entender o processo de integração da pecuária antes de iniciar o projeto. "Participação no projeto 'Juntos para Competir' foi bem desafiadora porque nós que achávamos que entendíamos sobre integração na pecuária, nesses últimos anos fomos muito desafiados, incluindo três anos de seca e o ano das enchentes. Então, tivemos que nos puxar, e o nosso consultor, que é o Jean, nos atendeu muito bem. Foi uma construção dia a dia, mês a mês", relatou.
Ivonei Librelotto também destacou que, apesar das dificuldades, o sistema de integração lavoura-pecuária se mostrou resiliente e eficaz, com melhorias significativas no desempenho operacional e nos resultados econômicos e financeiros. "Enfim, passamos por essas dificuldades e saímos do outro lado, por assim dizer. Nosso sistema verticalizou bastante e melhorou bastante o nosso operacional e o resultado econômico financeiro", completou.
Librelotto concluiu destacando a importância do sistema de integração na pecuária, apontando que ele é um dos mais resilientes e rentáveis, com grande potencial de crescimento no Brasil. "Ele provou que, mesmo nesses anos difíceis, o sistema de integração lavoura-pecuária é muito resiliente e sem dúvida o sistema aqui que mais cresce a nível do Brasil e que mais traz retorno econômico rural", afirmou.
Sementes Cometa no desenvolvimento da ILP regional
A integração lavoura pecuária tem raízes profundas dentro do trabalho e dos produtos que a Sementes Cometa, de Manfred Kudiess e Ruben Kudiess tem oferecido aos agricultores do sul do Brasil. Com mais de 40 anos de experiência no ramo de sementes certificadas e especialmente nos últimos 20 anos em que temos trabalhado ativamente no fornecimento de sementes de trigo duplo propósito desenvolvidas pela Embrapa, podemos com alegria perceber os belos resultados que a integração lavoura pecuária tem alcançado. Para a nossa equipe é uma honra e um privilégio participar do processo de desenvolvimento das práticas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), na região, melhorando a sustentabilidade e a qualidade de vida das comunidades rurais. Os sistemas ILP são exemplos internacionalmente reconhecidos pela mitigação das emissões de Carbono.
Através das cultivares de trigo duplo Propósito BRS Tarumaxi BRS Tarumã BRS pastoreio e também do triscale BRS Saturno. Os produtores de leite ou de carne que vem utilizado as tecnologias BRS Tarumã BRS Tarumaxi, BRS Pastoreio estão alcançado altos níveis de produtividade e economicidade através do sistema de pastejo ou da colheita mecanizada de forragem. Nos sistemas de colheita mecanizada o triticale BRS Saturno se apresenta também como uma ótima alternativa de produção de silagem de planta inteira. O trevo vesiculoso BRS Piquete é uma forrageira leguminosa de alta produtividade e qualidade, capaz de agregar resultados econômicos incrivelmente expressivos.
Nesses 20 anos de trabalho é um privilégio poder desenvolver essa missão junto a pessoas como Ivonei Librelotto e seus parceiros, com quem pudemos efetivar 10 expressivos eventos de dia de campo, vários treinamentos, palestras e outros encontros. Também os parceiros e revendas que distribuem a nossa semente na região, Coperjab, Cotrifred, Cooper A1, Lat. Frizzo, entre outros, são elos muito importantes nesse cenário.