Publicidade
Segurança Pública
Forças de segurança de FW e região fazem balanço de 2024
Itamar Ferreira Walter e Jacson Oiliam Boni discutem as ações e desafios enfrentados pelas corporações em 2024
Por: Diego Macagnan
Publicado em: terça, 17 de dezembro de 2024 às 12:52h
Atualizado em: terça, 17 de dezembro de 2024 às 12:54h

Com o fim de 2024 se aproximando, chegou o momento de analisar os resultados alcançados ao longo do ano, principalmente na área da segurança pública. Nesse contexto, o Jornal Alto Uruguai reuniu o comandante do 37º BPM, Itamar Ferreira Walter, e o delegado da Polícia Civil de Frederico Westphalen, Jacson Oiliam Boni, para falar sobre as ações realizadas pelas corporações e da importância da parceria entre as forças de segurança no combate ao crime.

Publicidade

O delegado Jacson Boni fez um balanço das investigações realizadas pela Polícia Civil, destacando o trabalho contra as facções criminosas e os crimes mais graves, como homicídios e extorsões. Ao longo do ano, a Polícia Civil de Frederico Westphalen efetuou 132 prisões em flagrante, instaurou mais de 900 procedimentos e prendeu 59 pessoas por crimes graves. A delegacia também registrou 4.292 ocorrências e remeteu 1.051 inquéritos ao judiciário, sendo a unidade com o maior número de prisões na 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior.

Já o comandante da Brigada Militar, Itamar Ferreira Walter, destacou a atuação da corporação, que cobre 15 municípios da região. Em 2024, a Brigada Militar prendeu 826 pessoas, abordou mais de 38 mil cidadãos, apreendeu 47 armas de fogo e 23 kg de drogas. O comandante também mencionou a importância das operações “Papai Noel” e “Angico”, que têm o objetivo de garantir a segurança no final de ano e prevenir crimes contra estabelecimentos bancários.

A integração entre as forças de segurança foi outro ponto ressaltado por Boni, que mencionou a colaboração com a Brigada Militar em uma investigação importante que resultou na prisão de envolvidos em um homicídio de grande repercussão. O delegado também comentou sobre o aumento dos homicídios na região, que subiram de quatro para oito em 2024, sendo dois tentados e dois consumados. Ele explicou que a maioria das vítimas estava ligada a organizações criminosas e que oito dos casos já foram esclarecidos.

Período de final de ano x aumento de furtos e golpes
Com a chegada do período de festas, o comandante Walter alertou sobre o aumento de furtos e golpes, como fraudes virtuais e o golpe do bilhete premiado. O delegado Jacson Boni também reforçou a importância da conscientização da população para a prevenção desses crimes, destacando que é essencial que as pessoas estejam atentas e busquem ajuda sempre que necessário.

Além das ações das forças de segurança, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou indicadores criminais de janeiro a outubro de 2024. Os dados mostram que Frederico Westphalen e Palmeira das Missões apresentaram os maiores índices de crimes na região, com 168 furtos, 140 roubos e 6 homicídios dolosos registrados em FW e 221 furtos, 113 roubos e 6 homicídios dolosos em Palmeira das Missões. Outros municípios, como Alpestre, Ametista do Sul e Caiçara, também apresentaram índices elevados, embora em menor escala. Por outro lado, cidades como Boa Vista das Missões, Cristal do Sul e Dois Irmãos das Missões apresentaram números mais baixos, com quase nenhum registro de homicídios ou latrocínios, mas ainda assim houve ocorrências de furtos e roubos.

Confira a entrevista completa

Fonte: Jornal O Alto Uruguai