Publicidade
Rural
Pecuária e suas perspectivas são temas de debate em Boa Vista das Missões
Evento promovido pela Cotrijal, reuniu pecuaristas que participaram do programa "Juntos Para Competir", que é desenvolvido pelo Senar-RS, Sebrae-RS e Senar-RS
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quarta, 11 de dezembro de 2024 às 10:11h
Atualizado em: quarta, 11 de dezembro de 2024 às 11:15h

Boa Vista das Missões sediou, nesta terça-feira, 10, o encontro "Pecuária e Perspectivas", realizado na Fazenda Librelotto. O evento reuniu cerca de 89 pecuaristas participantes do programa "Juntos Para Competir", desenvolvido pelo Senar-RS, Sebrae-RS e Farsul, dos municípios de Boa Vista das Missões, Jaboticaba, Santa Barbara do Sul, Palmeira das Missões e Não-Me-Toque.

Publicidade

O encontro teve início às 8h30min com um café da manhã. Em seguida, ocorreram palestras sobre práticas e soluções para melhorar a produtividade e a sustentabilidade no campo. O Prof. Dr. Ricardo Zambarda Vaz, da UFSM, abordou a importância da gestão adequada do peso e da condição corporal dos animais para a eficiência na pecuária. "A má gestão desses fatores pode gerar custos elevados", afirmou.

O Prof. Dr. Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da UFRGS, falou sobre a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e seu impacto positivo na produtividade e na sustentabilidade. "O manejo do gado influencia a estrutura do solo e a disponibilidade de água para as lavouras", explicou Carvalho.

Durante a mesa redonda, pecuaristas e consultores do programa compartilharam experiências e desafios. Ivonei Librelotto, proprietário da Fazenda Librelotto, destacou que o sistema de integração lavoura-pecuária foi resiliente, mesmo em anos de seca e enchentes, trazendo bons resultados econômicos.

Henrique Padilha, do Senar-RS, enfatizou a transformação proporcionada pelo programa, melhorando a qualidade de vida dos produtores. Armando Petinelli Neto, do Sebrae Noroeste, ressaltou os benefícios das práticas sustentáveis para a economia local e o meio ambiente, convidando os produtores para as próximas edições do programa, em 2025.

O evento foi encerrado com um almoço de Costelão e a entrega de certificados aos participantes.

Confira a galeria de fotos

Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal O Alto Uruguai desse sábado 14 de dezembro.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai