Dois apenados do regime fechado do Presídio Estadual de Frederico Westphalen estão realizando o serviço de revitalização no Prédio do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM). A iniciativa partiu da administração do Presídio Estadual de Frederico Westphalen e do Comando do 37º BPM.
Cabe ressaltar que os apenados foram autorizados judicialmente pelo Magistrado da Vara de Execuções Criminais de Frederico Westphalen a realizarem as atividades externas naquele local, sob escolta diária da Polícia Militar. Trabalhos como este já tinham sido realizados no ano de 2022, quando apenados do regime fechado realizaram a reforma no Batalhão Ambiental.
Para a administração do Presídio Estadual de Frederico Westphalen, a ação faz parte de uma série de medidas que buscam alternativas para proporcionar uma nova percepção da sociedade em relação ao sistema prisional, além de dar dignidade à pessoa privada de liberdade através do trabalho proporciona aos apenados oportunidades que ultrapassam a previsão legal de remissão da pena, demonstrando que o sistema prisional pode atuar diretamente em prol da comunidade.