O Conselho Municipal de Saúde de Frederico Westphalen elegeu, na tarde desta quarta-feira, 18, a nova mesa diretora que irá comandar as ações do órgão nos próximos 12 meses. Economista de 54 anos, Adriano Reis foi eleito o novo presidente do conselho, após colocar o nome à disposição dos colegas. Oficialmente, o órgão estava sem mandatário.
A eleição ocorreu durante assembleia geral extraordinária, realizada na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. Reis terá ao seu lado no comando do conselho Valnei Rubert, primeiro vice-presidente, Maria Salete Soliman, segunda vice-presidente, Ivonei Fão, primeiro secretário, e Edi Mara Marcon, segunda secretária.
Nas primeiras palavras como presidente, Reis destacou como seu conhecimento em economia pode contribuir para os debates sobre a saúde pública municipal.
– A saúde é um bem econômico. É um serviço que é prestado para toda a população. Não só no atendimento ao paciente, mas em medidas sanitárias, e dessa forma envolve economia. Os recursos para a saúde são bastante volumosos, e eu gosto dessa parte de controle social e procuro me inteirar a respeito disso. O objetivo é contribuir para que a saúde da população esteja garantida – garantiu o novo presidente.
Reis ainda comentou sobre os temas que considera principais para os próximos meses. Ele ressaltou a necessidade de revisões no orçamento da saúde, com base em um estudo por ele realizado, e falou também sobre o desejo de manter o Hospital Divina Providência como uma instituição de referência e que avance mais em outras áreas também.
Conferência Municipal da Saúde ocorre na próxima semana
Durante a assembleia, os conselheiros também definiram detalhes sobre a Conferência Municipal de Saúde, que ocorre na próxima quarta-feira, 25. O encontro será híbrido (presencial e remoto), e terá como tema “Gestão do SUS da atenção primária à especialização”.
O evento inicia oficialmente às 13 horas, e contará com palestra e discussões de temas relativos à saúde pública de Frederico Westphalen.