O Grêmio receberá o São Paulo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro no domingo, 1° de dezembro, em Porto Alegre, às 16 horas. A partida representa para o time de Renato Portaluppi a chance de chegar aos 44 pontos na tabela de classificação e virtualmente escapar de vez da temida zona de rebaixamento. Após o empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro na quarta-feira, 27, o imortal mais do que nunca conta com o apoio da sua torcida para sair dessa complicada situação.
Atual 14° colocado, o Grêmio se encontra três pontos à frente do Criciúma, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, que enfrenta o Corinthians em seus domínios na rodada. No pior dos cenários, o tricolor ao final de todas as partidas poderá se encontrar com o mesmo número de pontos do 17° colocado, tendo apenas uma vantagem no número de vitórias, o primeiro critério de desempate levado em conta.
Para a partida contra os paulistas, o técnico Renato Portaluppi deve repetir a mesma equipe que ficou na igualdade do placar com o Cruzeiro no meio de semana. O Grêmio deverá ir a campo com: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson, Reinaldo; Dodi, Villasanti, Cristaldo; Aravena, Soteldo e Braithwaite. Técnico: Renato Portalupii.
Realidades diferentes
O São Paulo, adversário do Grêmio no domingo, briga na outra ponta da tabela por uma vaga na Libertadores do ano que vem. O time comandado pelo argentino Luis Zubeldía está em sexto na tabela com 59 pontos. Para conseguir de maneira mais fácil uma vaga na fase de grupos da competição continental, o time do Morumbi precisa que o Botafogo vença o Atlético Mineiro no sábado, 30, pela final da Libertadores, o que, consequentemente, abriria mais uma vaga direta para os times do Brasil.
Para conseguir o triunfo fora de casa, o São Paulo conta com três velhos conhecidos da torcida gremista, que serão titulares no jogo de domingo. Tratam-se do zagueiro Ruan, e dos atacantes Luciano e Ferreira, que já tiveram passagens pela equipe gaúcha.
O treinador Zubeldía deve mandar a campo o seguinte time para enfrentar o Grêmio no domingo: Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco e Patryck; Luiz Gustavo e Marcos Antônio; Lucas Moura e Luciano; Ferreira e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.